Bacharelado
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Navegando Bacharelado por Autor "Barros, Lincoln Duques de"
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- ItemRugosidades ao longo da estrada de Ferro Sul do Espírito Santo: o tempo histórico incorporado ao espaço(Universidade Federal do Espírito Santo, 2019) Barros, Lincoln Duques de; Sogame, Maurício; http://lattes.cnpq.br/0131262149921656Este trabalho é uma reflexão sobre espaço e tempo ao longo da Estrada de Ferro Sul do Espírito Santo entre os municípios de Vila Velha, Cariacica, Viana, Domingos Martins, Marechal Floriano, Alfredo Chaves, Vargem Alta e Cachoeiro de Itapemirim. A sociedade passa por transformações estruturais no decorrer do tempo, o que reflete diretamente na organização do espaço. Sob um olhar geográfico acerca dos sistemas de transportes e a circulação de capital, é possível enxergar formas no espaço geográfico, que podem percorrer diferentes momentos históricos desempenhando funções antigas ou novas. O tema principal deste trabalho é, portanto, o surgimento de rugosidades no espaço geográfico como formas pretéritas e residuais da ferrovia e que podem na atualidade, desempenhar novas funções na sociedade. A delimitação temática e espacial justifica-se pela carência de estudos geográficos com enfoque em tempo e espaço e que envolvam a temática ferroviária no estado do Espírito Santo. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é com base nos dados coletados, verificar e interpretar, por meio dos conceitos geográficos de espaço, tempo, rugosidades e as categorias do método geográfico, estrutura, processo, função e forma, o surgimento de uma paisagem residual relacionada à ferrovia e o seu entorno, observada através das formas ou objetos do espaço geográfico e as suas possíveis alterações de funcionalidade. Para isso, foram utilizados dados de acervos públicos, livros, jornais, revistas, teses e dissertações além de sítios da internet e visitas in loco com trabalho de campo em estações ferroviárias e espaços adjacentes à ferrovia. O conceito de “rugosidade” e as categorias do método geográfico foram determinantes para a compreensão das formas residuais da ferrovia, materializadas na paisagem, e a possibilidades de estas assumirem novas funções.