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Título: Dinâmica curricular no cotidiano da educação infantil : um olhar a partir das práticas pedagógicas com a educação física
Autor(es): Guimarães, Vanessa
Orientador: Mello, André da Silva
Data do documento: 5-Jul-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: O objetivo geral deste estudo é identificar e analisar, por meio das práticas pedagógicas empreendidas com a Educação Física, as tensões, desafios, aproximações e distanciamentos da dinâmica curricular vivida no cotidiano de uma instituição de Educação Infantil com as prescrições curriculares nacionais e locais para esta etapa da Educação Básica. Os objetivos específicos são: 1) Evidenciar e fomentar os diferentes modos de considerar o protagonismo e as experiências das crianças nos processos de produção curricular. 2) Empreender e potencializar as relações colaborativas nos processos formativos dos sujeitos envolvidos na dinâmica curricular do CMEI. 3) Identificar desafios e possibilidades de interlocução entre os diferentes sujeitos e linguagens que compõem o cotidiano do CMEI; Para alcançar os objetivos propostos utilizamos a Pesquisa-Ação Colaborativa, pelo seu caráter propositivo e transformador, de modo que, prática e reflexão, pesquisa e formação se retroalimentem, permitindo um processo de reconfiguração da prática pedagógica. Na produção de dados, utilizamos os seguintes procedimentos: a) Observação participante, com registro em diário de campo; b) Entrevistas semiestruturadas com os adultos; c) enunciações; d) Narrativas orais e textuais; e) Imagens: fotos, vídeos e charge; f) Áudios: gravação de voz; g) Desenhos das crianças; h) Redes Sociais. O processo de discussão e análise dos dados parte da narrativa das experiências vividas com a Educação Física, na ordem cronológica dos fatos ocorridos no CMEI e faz interlocução com os pressupostos teóricos e com o currículo prescrito que fundamentam esta dissertação, triangulando os dados de modo que, as etapas da espiral: ação, observação, reflexão e nova ação, estão integradas. Direcionando o foco às práticas pedagógicas, mostramos um repertório de possibilidades de experiências de aprendizagens como potencialidade em meio aos desafios e tensões, convidando a todos a ocuparmos esse lugar para brincar, que não é fixo como um mapa, mas fluido como um percurso. Os dados analisados apontam a transformação de uma dinâmica curricular com práticas isoladas para um processo formativo de entendimento e valorização de práticas pedagógicas integradas. Foi no exercício cotidiano de reconhecer a criança como centralidade nos processos curriculares, que a Educação Física do CMEI Ana Maria Chaves Colares apostou nas relações colaborativas intra e interinstitucionais de formação docente inicial e continuada com os diferentes sujeitos, bem como exerceu o papel de mediação para materializar um currículo em rede na Educação Infantil.
The general objective of this study is to identify and analyze, through the pedagogical practices undertaken with Physical Education, the tensions, challenges, approximations and distances of the curricular dynamics lived in the daily life of an institution of Early Childhood Education with the national and local curricular prescriptions for this stage of Basic Education. The specific objectives are: 1) To demonstrate and foster different ways of considering the protagonism and experiences of children in the processes of curriculum production. 2) Undertake and enhance the collaborative relationships in the training processes of the subjects involved in the CMEI curricular dynamics. 3) Identify challenges and possibilities of interlocution between the different subjects and languages that compose the daily life of the CMEI; In order to achieve the proposed objectives we use Collaborative Research-Action, for its propositional and transformative character, so that, practice and reflection, research and formation are feedback, allowing a process of reconfiguration of pedagogical practice. In the production of data, we use the following procedures: a) Participant observation, with recording in field diary; b) Semi-structured interviews with adults; c) statements; d) Oral and textual narratives; e) Images: photos and videos; f) Audios: voice recording; g) Children's drawings; h) Social Networks. The process of discussion and analysis of the data is part of the narrative of the experiences of Physical Education, in the chronological order of the events that took place in the CMEI, and interacts with the theoretical presuppositions and with the prescribed curriculum that base this dissertation, triangulating the data so that , the stages of the spiral: action, observation, reflection and new action, are integrated. Directing the focus to pedagogical practices, we show a repertoire of possibilities of learning experiences as potential amidst the challenges and tensions, inviting everyone to occupy this place to play, which is not fixed as a map, but fluid as a course. The analyzed data point the transformation of a curricular dynamics with isolated practices for a formative process of understanding and valorization of integrated pedagogical practices. It was in the daily exercise of recognizing the child as a centrality in curricular processes that the Physical Education of the CMEI Ana Maria Chaves Colares bet on the intra and interinstitutional collaborative relationships of initial and continuing teacher training with the different subjects, as well as exercised the mediation role for materialize a networked curriculum in Early Childhood Education.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10532
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