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Título: Desenvolvimento de um programa computacional para análise técnico-tática no kendô
Autor(es): Louzada, Ian Renon
Orientador: Ferreira, Lucas Guimarães
Data do documento: 26-Jun-2019
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: As artes marciais têm tido grande repercussão nos últimos anos por conta de sua esportivização, muito em função do ingresso de diversas modalidades no programa Olímpico, como judô, taekwondo e karatê. O Kendo é uma arte marcial muito tradicional, onde os praticantes e organizadores tentam mantê-lo fora dos circuitos esportivos, não dando a ele o caráter de esporte. Apesar disso, existe desenvolvimento nas competições, encontrando um caminho científico para tentar melhorar as técnicas de luta. O presente estudo teve o objetivo de desenvolver uma metodologia de análise técnica e tática no Kendo. Para este fim, um software de análise de vídeo foi desenvolvido, a fim de facilitar a coleta de dados das lutas, tendo sido nomeado VideoK. As lutas analisadas foram do 15º Campeonato Japonês de Kendo e foram disponibilizadas em um site de streaming de vídeo pela própria Federação Japonesa de Kendo. Um avaliador realizou duas coletas das quinze lutas selecionadas do campeonato para avaliar a correlação intra-avaliador. Em todas as marcações das análises foram obtidas correlações classificadas como muito boas, indicando boa reprodutibilidade. Foi possível ainda obter as médias dos alvos dos golpes das quinze lutas, sendo que a de maior ocorrência média foi o Men (cabeça), seguido por Kote (mão), Do (tronco) e Tsuki (garganta). A reprodutibilidade inter-avaliador também foi analisada, onde um segundo avaliador coletou dados de dez lutas do mesmo campeonato e os dados foram comparados com a coleta do primeiro avaliador. Todas as correlações foram classificadas como muito boas entre os dois avaliadores.
The martial arts have had great repercussion in recent years due to their sportivization, potentialized by the entry of several modalities in the Olympic program, such as judo, taekwondo and karate. Kendo is a very traditional martial art, where practitioners and organizers try to keep it off the sports circuit, not giving it the sporting character. Despite this, there is development in competitions, finding a scientific way to try to improve fighting techniques. The present study aims to develop a methodology of technical and tactical analysis in Kendo. To this objective, a video analysis software was developed in order to facilitate the collection of data from the fights, having been named VideoK. The fights analyzed were the 15th Japanese Kendo Championship and were made available on a video streaming site by the Japanese Kendo Federation itself. An evaluator conducted two collections of the fifteen selected championship fights to evaluate the intra-evaluator correlation. Correlations classified as "very good", indicating good reproducibility, were obtained in all analyzes. It was also possible to obtain the averages of the targets of the fifteen fights, with the highest occurrence being the Men (head), followed by Kote (hand), Do (trunk) and Tsuki (throat). The interevaluator reproducibility was also analyzed, where a second evaluator collected data from ten fights of the same championship and the data were compared with the first evaluator's collection. All correlations were classified as "very good" between the two evaluators.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11277
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