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dc.contributor.advisorFigueiredo, Túlio Alberto Martins de-
dc.date.accessioned2014-11-24T18:23:14Z-
dc.date.available2014-11-24T18:23:14Z-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/1171-
dc.rightsopen accessen
dc.subjectAcidentes - Motocicletaspor
dc.subjectAcidentes motociclísticospor
dc.subjectModos de viverpor
dc.subjectBiografemapor
dc.subjectAccidente motociclisticospa
dc.subjectModo de vivirspa
dc.subjectMotorcycle accidentseng
dc.subjectWays of livingeng
dc.subjectBiographemeeng
dc.titleRecriando modos de viver : biografema de uma vítima de acidente motociclísticopor
dc.typemasterThesisen
dc.subject.udc614por
dc.subject.br-rjbnAcidentes com motocicletaspor
dc.subject.br-rjbnEstilo de Vidapor
dcterms.abstractTrata-se de uma pesquisa vivenciando uma abordagem biografemática, tendo como objetivo produzir o biografema de um acidentado por motocicleta; esse acontecimento causou transtornos que modificaram sua vida. Como contar uma vida se colocando sensível ao que passa por nossas vidas? O cenário do estudo foi o municípiode Cariacica - ES. O sujeito do estudo foi um passageiro de motocicleta residente de Cariacica, cujo acidente se deu no interior do Estado. Os instrumentos utilizados na produção domaterial do estudo foramaentrevista, a observação participante, o diário de campoe produções estéticas. O trabalho de campo se deu do período de setembro a dezembro de 2013, e constou de 3 encontros, que geraram 3 entrevistas, sete encontros online e registros de observações e afecções no diário de campo.Os encontros se deram tendo o acontecimento, um conceito de Deleuze e Guattari, como ponto de partida. Cada encontro da pesquisadora com o sujeito foi registrado em um diário de campo. As entrevistas foram gravadas e produções estéticas e gráficas foram reprografadas. Após transcrição das entrevistas, foi feito a leitura sensível das mesmas, concomitante à escuta da gravação, buscando na produção do biografema dar vazão ao que se quer contar sobre essas vidas, tendo nesta prática um corpo sensível participante da pesquisa, que ecoa essas vidas nos encontros com a cidade. A produção biografemática da parte empírica do estudo foi feito com inspirações da esquizoanálise.por
dcterms.abstractThis is a research which experience a biographematicapproach, aiming produceabiographeme of a person who suffered a motorcycle accident, this event caused disordes which highly affected his life. How should we tell the story of a life being also sensitive to what happens in our life? The study setting was in the city of Cariacica – ES. The study subject was a Cariacica resident motorcycle passenger whose accident occurred in a trip within the state. The instruments used in the production od material study were interviews, participant observation, field jounal and a esthetic productions. The development of the workfield was in the period of September to December 2013, and consisted of 3 meetings that generat 3 interviews, seven online meeting and the record of observations and affections in the field journal. The meetings happened takin the event (événement) – a concept bay Deleuze and Guattari – as a departing point. Each enconter between the reseacher and the subject was registered in the field journal. The interviews were audio recorded and the esthetic and graphic productions were reprographed. After transcribing the interviews, a sensitive reading of them was performed concomitant to listening to the recordings, seeking in the production of the biographeme to put forth the story we want to tell about those lives, a practice which constitute a sensitive body oarticipant of the research, echoing those lives in ecounter with the city. The biographematic production of the empirical part of the study was developed with inspirations taken from schizoanalysis.eng
dcterms.abstractSe refiere a una pesquisa que vivencíaunabordajebiografematico, con objetivo de producirelbiografema de una victima de motocicleta; esta circunstancia provoco trastornos que cambiaransu vida. Como contar una vida colocandosesensible a lo que se pasa por nuestras vidas? El escenario de elestudiofuélaciudad de "Cariacica, Espírito Santo". El sujeto de elestudiofueunpasajero de motocicleta residente en Cariacica, cuyoaccidenteocurrióen "interior de el Estado de Espírito Santo". Los instrumentos utilizados para lacaptación de material de elestudiofuerónla entrevista, laobservación participante, eldiario de campo y producciones estéticas. La captación de el material fué entre los meses de septiembre hasta diciembre de 2013, y tuvo 3 encuentros, que generaran 3 entrevistas, 7 encuentros online y registros de observación y afeccioneseneldiario de campo. Los encuentrostuvieronelacontecimiento, un concepto de Deleuze y Guattari, como punto de partida. Cada encuentro de la pesquisadora conelsujetofué registrado enundiario de campo. Las entrevistas fuerongrabadas y producciones estéticas y graficasfueronreprografadas. Depoés de latranscripción de las entrevistas, fuéhechalalecturasensible de lasmismas, relacionadamente a laaudición de lagrabación, buscando enlaproducción de elbiografema dar realce a lo que se quiere contar de esas vidas, teniendoen estas practicasuncuerposensible participante de la pesquisa, que reverbera sus vidas enlosencuentrosconlaciudad. La producciónbiografematica de la parte empirica de elestudiofuéhechoconinspiraciones de laesquizoanálisis.spa
dcterms.creatorSantos, Mariana Andrade dos-
dcterms.dateSubmitted2014-03-26-
dcterms.formatText-
dcterms.issued2014-
dcterms.languageporen
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Saúde Coletivapor
dc.subject.cnpqSaúde Coletiva-
dc.publisher.courseMestrado em Saúde Coletiva-
dc.contributor.refereeSodré, Francis-
dc.contributor.refereeMachado, Leila Aparecida Domingues-
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