Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufes.br/handle/10/4789
Título: | A utilização combinada de experimentos demonstrativos, vídeos e simulações computacionais no ensino da física : um estudo exploratório no contexto de aulas expositivas |
Autor(es): | Ney, Jeferson |
Orientador: | Ferracioli, Laércio |
Data do documento: | 24-Jul-2014 |
Editor: | Universidade Federal do Espírito Santo |
Resumo: | Este estudo teve o objetivo de investigar a utilização de uma proposta para ensino
de conteúdos de Física, visando promover a melhoria da qualidade desse ensino,
com foco na combinação de recursos educacionais – experimentos demonstrativos,
vídeos, e simulações computacionais – no início de aulas expositivas para
estudantes de uma Escola Militar, a saber, a Escola de Aprendizes-Marinheiros do
Espírito Santo (EAMES) localizada na Enseada do Inhoá em Vila Velha-ES. A
investigação foi desenvolvida a partir da unidade de ensino Ondas que foi dividida
em três subunidades denominadas Movimento Periódico, Movimento Ondulatório e
Ondas Sonoras. Nesse contexto, este estudo investigou se a Proposta de Ensino
contribuía para a melhoria no desempenho do estudante na disciplina Física; qual
recurso educacional proporcionou interesse e atenção aos conteúdos abordados em
cada subunidade de ensino; qual recurso educacional mais contribuiu para a
visualização dos conceitos por parte dos alunos, bem como qual recurso
educacional mais contribuiu para promover a participação deles. Utilizou-se um
Delineamento Experimental com o uso de estatística inferencial a fim de avaliar o
efeito da proposta de ensino no contexto estudado. Os resultados apontaram que a
proposta de ensino investigada não contribuiu para a melhoria do desempenho dos
estudantes na Avaliação Escrita Curricular, uma vez que não foram encontradas
diferenças estatisticamente significativas entre as médias do Grupo de Controle e do
Grupo Experimental. No entanto, constatou-se que os recursos utilizados
contribuíram de igual maneira para a promoção do interesse, da atenção, da
visualização e da participação dos alunos pertencentes ao Grupo Experimental
durante as aulas expositivas de cada subunidade de ensino. This research aimed at investigating a proposal for teaching Physics contents, in order to improve its quality, based on a combination of educational resources – demonstration experiments, videos, and computer simulations – at the beginning of lecture classes, for students at a military school, Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (EAMES), in Enseada do Inhoá, Vila Velha, ES. The investigation was conducted approaching the teaching unit Waves, which was divided into three subunits: Periodic Motion, Wave Motion and Sound Waves. The teaching proposal aimed at promoting improvements on the quality of Physics teaching. Therefore, this study evaluated whether the suggested Teaching Proposal contributed to increase the performance of students of Physics. It investigated (1) which educational resource better attracted students’ attention and interest in the contents approached in each teaching subunit; (2) which educational resource has contributed most for students’ understanding of concepts; and (3) which educational resource better increased students’ participation. An Experimental Design with the use of inferential statistics was applied in order to assess the effects of this teaching proposal in the studied context. Results showed that the investigated teaching proposal did not contribute to improve students’ performance on the Curricular Exam, once there were no statistically significant differences between the scores of the Control Group and the Experimental Group. However, it was observed that the educational resources used, helped to equally promote interest, attention, understanding and participation of students from both control and experimental groups in the lecture classes of each teaching subunit. |
URI: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/4789 |
Aparece nas coleções: | PPGENFIS - Dissertações de mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
tese_8387_Dissertação do Aluno Jeferson Ney.pdf | 2.93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.