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Título: Experimentos e experiências na sala de aula : potencialidades pedagógicas das atividades investigativas no ensino de física
Autor(es): Silva, Alexander Aparecido
Orientador: Silva, Mirian do Amaral Jonis
Data do documento: 21-Ago-2014
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Este estudo discute a contribuição de atividades investigativas no ensino de física para o ensino médio. Embora considerando a polissemia em torno da definição de ensino por investigação, as atividades investigativas propostas foram desenvolvidas tomando por base princípios e critérios que, na visão dos autores de referência, caracterizam as atividades investigativas. São analisados os registros produzidos pelos alunos na busca por indícios que demonstrem as potencialidades das atividades investigativas em relação à inserção dos estudantes na cultura científica, no que tange à construção de conceitos físicos e ao uso coerente de termos científicos, buscando-se uma aproximação com as ideias de Vigotsky e Bakhtin. As análises apontam para a contribuição significativa das atividades investigativas para a comunicação entre o professor e os alunos e destes entre si, além de propiciar a ampliação da linguagem científica e a autonomia na resolução dos problemas propostos. Os apontamentos presentes nesse trabalho revelam a significativa contribuição da pesquisa para os sujeitos envolvidos, que, para além dos experimentos realizados, compartilharam uma experiência de formação que abre caminhos para desdobramentos futuros.
The present study discusses the contribution of investigative activities in teaching physics to high school. While considering the polysemy around the definition of teaching for research, investigative activities taking proposals were developed based on principles and criteria which, in the view of the authors of reference, featuring investigative activities.Are analyzed the records produced by the students in the search for evidence to demonstrate the potential of investigative activities in relation to the integration of students in scientific culture, with regard tothe construction of physical concepts and the consistent use of scientific terms, seeking a rapprochement with the ideas of Vygotsky and Bakhtin. The analysis points to the significant contribution of investigative activities for communication between teacher and students and these among themselves, besides promoting the expansion of scientific language and autonomy in solving the problems posed.The notes present in this study reveal the significant contribution of the research to the subjects involved, which, in addition to the experiments, share an educational experience that opens avenues for future developments.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4794
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