Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4815
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGonçalves Junior, Etereldes-
dc.date.accessioned2016-08-29T15:36:13Z-
dc.date.available2016-07-11-
dc.date.available2016-08-29T15:36:13Z-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/4815-
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.subjectCompassopor
dc.subjectGeoGebra (Software)por
dc.subjectGeometric constructionseng
dc.subjectRulereng
dc.subjectCompasseng
dc.titleO ensino de geometria por meio de construções geométricaspor
dc.typemasterThesisen
dc.subject.udc51-
dc.subject.br-rjbnConstruções geométricaspor
dc.subject.br-rjbnRégua de cálculopor
dcterms.abstractO objetivo deste trabalho consiste em desenvolver uma alternativa metodológica para o ensino de Geometria a partir do nono ano do ensino fundamental, com o propósito de despertar no aluno motivação por meio de mecanismos dinamizadores do pensamento lógico dedutivo. Neste sentido, será considerado relevante o ensino de Geometria baseado em construções geométricas com régua e compasso, já que os livros didáticos, em geral, abandonaram esse método de ensino de Geometria no nono ano. Enfocaremos também algumas construções utilizando os recursos práticos do software GeoGebra. Este trabalho será composto e desenvolvido em duas etapas. A primeira será composta por um questionário, o qual contemplará uma revisão dos conteúdos considerados pré-requisitos para a segunda parte. A segunda será formada pelas construções geométricas com régua e compasso, objeto principal desse trabalho, além de construções utilizando os recursos práticos do software GeoGebra. Para isso, utilizaremos uma linguagem simples, detalhando passo a passo a construção de cada figura. Contudo, nos limitaremos a figuras planas. A proposta de continuidade do assunto contempla as construções através de planificações de uma figura em três dimensões. Em geral, a disciplina Desenho Geométrico não está contemplada na grade curricular das escolas públicas. Com isso, os alunos, principalmente do ensino fundamental, acreditam que o compasso serve apenas para traçar círculos, sendo que ele também pode ser utilizado como um instrumento de medida. Espera-se que este trabalho não só contribua para um entendimento teórico como também na melhoria das práticas pedagógicas nas aulas de Geometria, visto que os conteúdos e metodologias usadas aqui são destinados principalmente para auxílio dos professores de Matemática da educação básica.por
dcterms.abstractThe purpose of this work is to develop an alternative methodology for teaching Geometry beginning in ninth grade level, with the purpose of awakening in student motivation through mechanisms that enhance deductive logical thinking. In this sense, geometry teaching based on geometric constructions with ruler and compass will be considered relevant, as textbooks generally abandoned this geometry teaching method in ninth grade. We will also focus some elaborations using the resources of practical software Geogebra. This work will be made and developed in two stages. The first one will consist of a questionnaire, which will include a review of the contents considered prerequisites for the second part. The second and main stage of this work is formed by geometric constructions with ruler and compass, and then elaborations using the practical features of the software Geogebra. For this, we will use a simple language, detailing step by step the construction of each geometric picture. However, we will limit ourselves to plane figures. The continuity proposal of the subject reaches the constructions through flat pattern of a picture in three dimensions. In general, the discipline “Geometric Drawing” is not present in the public schools curriculum. Thus, students, particularly the ones from elementary school, believe that the measure serves only to draw circles, and it can also be used as a measuring instrument. It is hoped that this work will not only contribute to an understanding of theoretical as well as the improvement of teaching practices in geometry classes, since the contents and methodologies used here are intended, primarily, to help mathematics teachers of basic education.eng
dcterms.creatorPimentel, Jailson-
dcterms.formattext-
dcterms.issued2013-08-23-
dcterms.languagepor-
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.subject.cnpqMatemática-
dc.publisher.courseMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.contributor.refereeXavier, Magda Soares-
dc.contributor.refereeFarias, Marcelo Ferreira-
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_6778_Dissertação_final_corrigida_JailsonPDF.pdf6.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.