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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira Neto, Amarílio-
dc.date.accessioned2018-08-01T21:36:19Z-
dc.date.available2018-08-01-
dc.date.available2018-08-01T21:36:19Z-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/7205-
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.titleNarrativas da formação docente de educação física no ensino médio da rede estadual de ensino do Espírito Santopor
dc.typemasterThesisen
dc.subject.udc796-
dc.subject.br-rjbnNarrativa (Retórica)por
dcterms.abstractEsse trabalho, teve como objetivo, compreender as práticas formativas docentes de Educação Física no ensino médio, vivenciadas na rede estadual de ensino do Espírito Santo. Nessa ação, buscou-se investigar como os educadores da Superintendência de Carapina, no movimento de constituir-se continuamente professor, concebem sua formação ao longo de seus trajetos/percursos formativos; quais são os espaços praticados que os docentes sinalizam como significativos em suas histórias de cotidiano escolar e como se constituiu/constitui a relação de espaços praticados e lugares instituídos. O caminho teórico-metodológico do estudo foi o da construção de narrativas (auto)biográficas, em um movimento compartilhado de pesquisa. Nessa ação de escuta, percebeu-se, nas singularidades das histórias narradas pelos docentes, que o tornar-se professor forma-se ao longo do decurso de vida do indivíduo, nos modos com que o futuro educador experimenta o mundo, praticando diferentes cotidianos sociais, em um constante aprendizado com os outros homens com quem o mundo é compartilhado, apropriando-se de uma parte desse mundo, na reflexão de sua prática profissional. Além disso, identifica a constituição de entrelugares de formação e instâncias autoformativas, como práticas de formação docente, nas experiências que os narradores praticaram com o vivido da Educação Física de ensino médio. Esses movimentos formativos ampliaram a noção de formação continuada docente, apresentando tanto os diversos usos/apropriações que os professores fizeram diante do ofertado em lugares instituídos de formação, quanto os movimentos autônomos que o professor delineou na pesquisa cotidiana de sua prática pedagógica. Este trabalho trouxe, como principais interlocutores, o diálogo com Walter Benjamin no entendimento de narrativa, experiência e memória, e com Michel de Certeau nas lógicas operatórias do cotidiano e da escrita da História.por
dcterms.creatorVieira, Aline Oliveira-
dcterms.formatTextpor
dcterms.issued2011-12-22-
dcterms.languagePor-
dcterms.subjectNarrativapor
dcterms.subjectPráticas formativaspor
dcterms.subjectEducação Físicapor
dcterms.subjectEnsino médiopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.subject.cnpqEducação Físicapor
dc.publisher.courseMestrado em Educação Físicapor
dc.contributor.refereeSimões, Regina Helena Silva-
dc.contributor.refereeVentorim, Silvana-
dc.contributor.advisor-coSantos, Wagner dos-
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