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Título: O Planejamento na jornada de trabalho do professor de Educação Física
Autor(es): Silva, Carol Farias
Orientador: Della Fonte, Sandra Soares
Palavras-chave: Trabalho docente
Planejamento
Jornada de trabalho do professor
Educação Física
Teaching labor
Plannning
Teachers’ working journey
Physical education
Data do documento: 21-Ago-2015
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Este estudo tem como temática a relação entre trabalho e educação, especificamente a organização da jornada de trabalho do professor. Buscou responder as seguintes questões: como o planejamento (PL) aparece oficialmente na jornada de trabalho do professor de EF do município da Serra (ES)? Quais funções lhe são atribuídas? Como o PL é organizado? Por sua vez, o que os professores de EF dessa rede de ensino afirmam fazer durante o PL e quais as razões que os levam a executar tais tarefas nesse momento de PL? A partir desses questionamentos levantamos algumas hipóteses, entre elas, a de que o professor é solicitado a realizar, no tempo de planejamento, tarefas que vão muito além da ação de planejar; e mesmo algumas delas podendo fazer parte das atribuições docentes na escola, tais tarefas só podem ser realizadas nesse tempo, já que não existe momento específico para essas outras demandas. Diante das questões e das hipóteses levantadas, buscamos, nessa pesquisa, elaborar um diagnóstico que possa contribuir para avaliar a atual organização do trabalho docente, especificamente no que tange ao momento de planejamento. A pesquisa tem por base o referencial teórico marxista, principalmente o conceito de trabalho em Marx, de pôr teleológico em Lukács e de trabalho educativo em Saviani. Para alcançar o objetivo proposto, junto ao referencial teórico recorremos à coleta de dados por meio de questionário e entrevista. De forma geral, os dados analisados nesta dissertação corroboram nossa hipótese. Apesar de a Lei do Piso garantir oficialmente ao professor um terço da sua jornada de trabalho destinado à atividade de planejamento, esse tempo está preenchido com inúmeras outras atividades e por isso o ato de planejar é reduzido a uma atividade burocrática. Para dar conta minimamente de suas atribuições, por conta desse tempo reduzido, o professor trabalha além de sua jornada. E sente-se de tal maneira sobrecarregado que chega a utilizar o tempo de PL para descanso. Preocupa-nos, sobremaneira, o lugar do planejamento coletivo no trabalho docente. Alguns professores disseram não ter esse trabalho coletivo na sua unidade. Todavia, mesmo para aqueles que afirmaram ter esse tempo não acontece de fato um trabalho educativo coletivo, sendo reduzido a tempo de compartilhar informações. A alta demanda de tarefas e o tempo escasso tem descaracterizado o planejamento no trabalho docente. E acreditamos que tal fato contribui enfaticamente para o processo de intensificação/precarização do trabalho docente. É preciso considerar os avanços proporcionados pela Lei do Piso. Todavia, existem aspectos que fazem dessa lei uma lei caduca. Muitas lutam necessitam ser travadas e entendemos que os resultados dessa dissertação podem contribuir positivamente.
This study has as its theme the relationship between labor and education, specifically the organization of the teachers’ working journey. It sought to answer the following questions: how planning (PL) offically appears in the physical education teachers’ working journey in the city of Serra (ES)? Which are the functions assigned to them? How the PL is organized? In turn, what do physical education teachers from this education network report to do during the planning and what are the reasons that lead them to execute such tasks in this planning moment? From this questions we raised some hipotheses, among them, the one that teachers are asked to perform tasks in their planning time, which are beyond the act of planning/ and even though some of them may be part of their teaching attributions at school. Such tasks may only be performed in such period, once there is no other specific moment to these other demands. Before such questions and hypotheses, we sought to elaborate, in this research, a diagnostic that may contribute to evaluate the current organization of the teachers’ labor, specifically relating to the planning time. The research is based on the marxist theoretical reference, mainly the concept of labor in Marx, teleological position in Lukács and educational labor in Saviani. To accomplish the proposed goal, additionally to the theretical work we collect data through a questionnaire and interview. In general, the analysed data in this dissertation corroborate with our hypotheses. Although the wage level law officially guarantees to the teacher one-third of his working journey directed to the planning activity, such period is filled with numerous other activities and because of that the act of planning is reduced to a burocratic activity. To accomplish his atributions, because of such reduced time, the teacher works beyong his journey. Teachers feel overwhelmed to the point that they use the PL to rest. It is concerning, overall, the place of colective planning at the teachers’ labor. Some teachers said that they do not have such collective planning at their schools; However, even to those who say they have such período there is not, in fact, a collecitve educational work, once the time to share informations is reduced. The high demand of tasks and the insuficiente time have mischaracterized the planning of the teachers’ labor. We believe that such fact contributes emphatically to the process of intensification/precarization of the teaching labor. It is necessary to consider the progress offered by the wage level Law. However, there are aspects that make such law lapsed. Many struggles need to be faced and we understand that the results from this dissertation may positively contribute.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7296
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