Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7516
Título: Proposta de um jogo didático para a abordagem do tema física de partículas com alunos do Ensino Médio
Autor(es): Ludovico, Merielem Menezes
Orientador: Anastácio, Simone Aparecida Fernandes
Data do documento: 17-Fev-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Este trabalho apresenta o estudo sobre aplicação de um jogo para abordar o tema Física de Partículas no Ensino Médio da Escola Néa Salles Nunes Pereira, localizada em Cariacica, Espírito Santo. Esse jogo de cartas, denominado Jogo de Cartas Quarks, foi elaborado e construído pela professora/pesquisadora com a colaboração dos alunos das turmas da referida professora. Na primeira etapa foi definido pela professora quais tabelas do livro Física Moderna dos autores Tipler e Llewellyn seriam utilizados para montar o primeiro protótipo do jogo. Assim, para a construção do jogo foram representados três quarks, up, down e strange e suas antipartículas com seus respetivos números quânticos carga elétrica, número bariônico e spin que estavam agrupados na tabela, para serem representados nas cartas. Os testes quanto a forma de jogar foram realizados com os alunos, em aulas adicionais. Após os testes foi definido o número de cartas, cartas adicionais e o designer das cartas. Realizada a impressão em gráfica, as cartas foram utilizadas para introduzir conceitos de Física, em uma sequência de aulas com três módulos sobre o tema. Com os dados das atividades realizadas nessas aulas foi possível realizar a avaliação quanto às potencialidades desse jogo como ferramenta didática. Essa análise foi obtida utilizando a tipologia de aprendizagem segundo Zabala, ao qual analisa os conhecimento adquiridos pelos alunos quanto aos aspectos cognitivos, procedimentais e atitudinais. Foi possível verificar que o jogo de Cartas Quarks trouxe maior compreensão sobre os conceitos de Física de Partículas. Observou-se também que o jogo trouxe outras aprendizagem como o conhecimento do jogo, o respeito às regras, a interação entre os alunos e a cooperação. Aspectos relacionados a emoção, como a satisfação, foram também observados durante as partidas com o jogo. Assim, é possível verificar as potencialidades dos jogos como ferramentas didáticas, principalmente para abordagem de temas de difícil compreensão
This project presents a study about applying a game to teach Particle Physics in the Nea Salles Nunes Pereira High School, located in Cariacica, Espirito Santo. This card game, called Quarks, was designed and made by teacher/researcher with the help of the students from the respective classes. The first stage was to define which tables would be used to create the first prototype of the game, which tables came from the book Modern Physics by Titler and Llewellyn . From this, three quarks were defined to be represented on the cards, along with their antiparticles and respective quantic electric charge numbers, baryonic numbers, and spin (which were included on the tables.).The tests on how to play the game were done with the students in extra lessons. After the tests, the number of cards, additional cards, and the design of the cards were defined. After being printed, the cards were used to introduce physic concepts in a sequence of lessons with three modules about the theme. From the data obtained from the activities, it was possible to do an evaluation of the card game as a potential teaching tool. This analysis was obtained using Zabala`s learning typology, which analyzes the knowledge gained by students concerning cognitive aspects, procedures, and attitudes. It was possible to verify that the Quarks Card game brought better comprehension about particle physics concepts. It was also observed that the game brought other learning opportunities, such as how to play the game, keeping the rules, and interacting and cooperating with the other students. Emotional aspects, such as satisfaction, were also observed during the games. Therefore, it is possible to verify that the game has potential as a teaching tool, especially to teach difficult topics
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7516
Aparece nas coleções:PPGENFIS - Dissertações de mestrado



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.