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Título: Mal-estar na educação infantil no Município de São Mateus, ES: Resgate Histórico
Autor(es): Jesus, Rosimeri Maria de
Orientador: Senatore, Regina Célia Mendes
Coorientador: Paiva, Jair Miranda de
Palavras-chave: Educação de crianças
Prática de ensino
Data do documento: 19-Dez-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: JESUS, Rosimeri Maria de. Mal-estar na educação infantil no Município de São Mateus, ES: resgate histórico. 2016. 122, [39] f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo
Resumo: A Educação Infantil do município de São Mateus - ES vem sendo construída por meio de mitos. Tais mitos vão sendo evidenciados nos Projetos Político e Pedagógicos (PPPs) dos dezenove Centros de Educação Infantil Municipais (CEIMs) pesquisados, o que possibilita compreender a Educação Infantil a partir do seu lugar, trazendo em sua história peculiar uma marca de luto e de luta que tem como reflexo a constituição histórica do seu próprio município. O sentimento de mal-estar vai surgindo na medida em que os PPPs dos respectivos CEIMs tentam justificar suas ações pedagógicas e essas são confrontadas com os documentos oficiais da Educação Infantil desde a esfera Municipal até a Nacional. Da mesma forma foi apontada a complexa relação do professor, em especial o da Educação Infantil, associando a sua tarefa que em alguns momentos demonstra ser dificílima como um reflexo da própria constituição histórica da Educação Infantil na cidade de São Mateus-ES que se constrói no reflexo da sua própria história de 472 anos
Aparece nas coleções:PPGEEB – Dissertações de Mestrado

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