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Título: O uso da astronomia como eixo temático motivador para introdução ao estudo de cinemática no ensino médio
Autor(es): Frinhani, Geysa
Orientador: Pereira, Marcia Regina Santana
Palavras-chave: Ensino de astronomia
Ensino de física
Aprendizagem significativa
Data do documento: 22-Mar-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: FRINHANI, Geysa. O uso da astronomia como eixo temático motivador para introdução ao estudo de cinemática no ensino médio. 2016. 113, [128] f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) - Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica, Universidade Federal do Espírito Santo, São Mateus, 2016.
Resumo: Esta dissertação descreve uma intervenção pedagógica realizada nas aulas de Física com alunos da primeira série do Ensino Médio. Trata-se da construção e aplicação de uma sequência didática sobre Cinemática, que utilizou a Astronomia como eixo temático motivador e teve como base o ensino por investigação e a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. Foi produzida e aplicada pela própria autora, caracterizando-se, portanto, como uma pesquisa-ação, cuja natureza é qualitativa. A aplicação das atividades foi realizada na Escola Estadual Comunitária Rural de Colatina no ano de 2015 e envolveu 36 estudantes matriculados no turno matutino e a professora de Física, também pesquisadora. A produção da sequência didática adotada teve por base os resultados obtidos na análise preliminar dos livros didáticos de Física selecionados no PNLD 2012. Esta análise busca identificar a ocorrência de conteúdos específicos de Astronomia, e como estes conteúdos são abordados nos livros (curiosidades, exercícios propostos, argumentos introdutórios, etc.). O objetivo da pesquisa é averiguar a possibilidade de utilização efetiva dos conteúdos em Astronomia como um eixo principal para o ensino de Cinemática. Os instrumentos utilizados para a produção dos dados que subsidiaram as análises foram um diário de campo da professora pesquisadora, uma pesquisa diagnóstica com os alunos e mapas conceituais produzidos pelos estudantes.
This paper describes an educational intervention carried out in Physics classes with students from the first year of high school. This is the construction and application of a didactic sequence on kinematics, which used astronomy as a motivator theme and was based on the teaching and research for the theory of meaningful learning of David Ausubel. Was produced and applied by the author, characterizing it, therefore, as an action research, the nature of which is qualitative. The implementation of activities was held at the “Community Rural State School of Colatina” in 2015 and involved 36 students enrolled in the matutinal and Professor of Physics, also the researcher. The production of the adopted didactic sequence was based on the results obtained in the preliminary analysis of textbooks selected PNLD (nacional avaliation of textbooks) Physics in 2012. This analysis sought to identify the occurrence of specific content of Astronomy, and how these contents are covered in the books (curiosities, proposed exercises, introductory arguments, etc.). The objective of the research is investigate the possibility of effective use of content on Astronomy as a main axis for teaching kinematics. The instruments used for the production of data that will support the analysis were a field diary of the teacher-researcher, a diagnostic research with students and concept maps produced by students.
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