Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8474
Título: Métodos heurísticos aplicados a uma nova formulação para o problema de reconfiguração de redes elétricas inteligentes
Autor(es): Pereira, Alan Lucio
Orientador: Celeste, Wanderley Cardoso
Coorientador: Coura, Daniel José Custódio
Data do documento: 11-Ago-2016
Citação: PEREIRA, Adan Lucio. Métodos heurísticos aplicados a uma nova formulação para o problema de reconfiguração de redes elétricas inteligentes. 2016. 89 f. Dissertação (Mestrado em Energia) - Programa de Pós-Graduação em Energia, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo, São Mateus, 2016.
Resumo: A introdução das redes elétricas inteligentes está promovendo uma mudança de paradigma na forma de lidar com os sistemas de geração e distribuição de energia. Dessa forma, um dos problemas encontrados neste novo paradigma está em propor um método que permita a reconfiguração de uma rede elétrica no menor tempo possível sem atingir o funcionamento normal do sistema. Uma vez identificado o ponto no qual ocorreu uma falha, deve-se isolar a zona onde ocorreu tal erro, através da abertura de dispositivos de seccionamento ou disjuntores, e proceder a manobras de outras chaves que permitam restabelecer o suprimento de energia às cargas. Inserindo-se nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo avaliar o uso de um método heurístico baseado na metaheurísitca GRASP como solução para este problema, contribuindo para o desenvolvimento dessa nova área de pesquisa que em poucos anos já se mostrou bastante promissora.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8474
Aparece nas coleções:PPGEN – Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_9957_Exame de Qualificação - Adan Lucio .pdf25.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.