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Título: Absenteísmo dos usuários aos serviços de saúde no município de Vila Velha no Estado do Espírito Santo
Autor(es): Tristão, Flavio Ignes
Orientador: Andrade, Maria Angelica Carvalho
Data do documento: 4-Ago-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: O acesso aos serviços de saúde representa um grande desafio para a garantia do cuidado baseado pelos princípios da universalidade, integralidade e equidade. Como componente central para alcançar este propósito, a Atenção Básica é reconhecida como o principal acesso para a realização do cuidado e ordenadora das Redes de Atenção à Saúde, implicada na integralidade das ações de saúde em seus diferentes níveis de complexidade. Paralelo a isso, encontra-se o paradoxo da ocorrência evidenciada do absenteísmo dos usuários aos serviços de saúde. Assim, este estudo teve como objetivo geral analisar o acesso e o absenteísmo dos usuários aos serviços de saúde na rede municipal de saúde de Vila Velha – Espírito Santo (ES). Os objetivos específicos compreenderam: analisar a quantidade de consultas clínicas agendadas e a ocorrência do absenteísmo na Atenção Básica do município nos anos de 2014 e 2015; analisar a quantidade de consultas clínicas agendadas e a ocorrência do absenteísmo na Atenção Especializada disponibilizada pela Secretaria de Estado da Saúde ao município de Vila Velha no ano de 2015; analisar o processo de marcação de consultas nos dois níveis de atenção e; analisar os fatores causais relacionados ao absenteísmo dos usuários aos serviços de saúde apontados pelos profissionais de saúde e pelos próprios usuários. Para isso foram utilizadas metodologias quantitativas (análise estatística descritiva de dados secundários) e qualitativas (análise temática de entrevistas), que se complementaram para proporcionar uma compreensão aprofundada acerca dos aspectos estudados. Os resultados indicaram que o acesso dos usuários aos serviços da Atenção Básica e da Especializada é realizado de forma não centrada no usuário, e que o absenteísmo está relacionado ao modelo de atenção empregado e forma de organização do acesso dos níveis de atenção, além de considerar os fatores relacionados às dimensões do acesso como a disponibilidade dos serviços, o poder de pagamento, o grau de informação e a aceitabilidade. O estudo apontou a relevância de valorizar os aspectos subjetivos das relações entre profissionais e usuários, que podem interferir diretamente na qualidade do entendimento das condições de saúde dos usuários e também na construção de vínculos de respeito mútuo e confiança entre os envolvidos no processo de produção do cuidado. Palavras-chave: Absenteísmo; Acesso aos serviços de saúde; Rede de cuidados continuados de saúde; Integralidade em saúde.
The access to health services is a major challenge for the care guarantee based on the principles of universality, comprehensiveness and equity. As a central component to achieve this purpose, the Primary Care is recognized as the main access to the realization of care and organizes the Health Care Networks, implicated in comprehensiveness of health actions at different levels of complexity. Parallel to this, is the paradox of evident occurrence of non-access, ie, absenteeism users to health services. This study aimed to analyze the access, use and absenteeism users to health services in the municipal health network from Vila Velha - ES. The specific objectives included: analyzing the amount of scheduled clinic visits and the occurrence of absenteeism in the Basic Attention municipality in the years 2014 and 2015; analyze the amount of scheduled clinic visits and the occurrence of absenteeism in the Specialized Care of Vila Velha in 2015; analyze the queries marking process in the two levels of care and; analyze the causal factors related to absenteeism users to health services mentioned by health professionals and by the users. For this we used quantitative methodologies (descriptive statistical analysis of secondary data) and qualitative (thematic analysis of interviews), which was supplemented to provide a thorough understanding of the studied aspects. The results indicated that users' access to services of Primary Care and Specialized is performed not focused manner on the user, and that absenteeism is related to employee care model and way of organizing access two levels of attention, and consider related factors ace dimensions of access and availability of services, the payment power, the degree of information and acceptability. The study pointed out the importance of valuing the subjective aspects of the relationship between professionals and users, which can directly affect the quality of the understanding of the health conditions of users and also to build mutual respect of bonds and trust between those involved in the production process for care.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10098
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