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Título: Educação em direitos humanos e ensino de lígua inglesa : possibilidade da abordagem CLIL
Autor(es): Correia, Danieli Spagnol Oliveira
Orientador: Finardi, Kyria Rebeca Neiva de Lima
Palavras-chave: Educação em direitos humanos
Ensino de língua inglesa
CLIL
Human rights education
English language teaching
Data do documento: 5-Dez-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal verificar possibilidade e limitações do ensino de Direitos Humanos por meio do inglês como língua adicional, dentro da abordagem CLIL. Para tanto, o estudo analisa a apropriação de professores em préserviço de língua inglesa da abordagem de ensino de conteúdos diversos por meio da língua (Content and Language Integrated Learning ou CLIL na abreviação em inglês e doravante) na produção de seus planos de ensino com temas relacionados à Educação em Direitos Humanos (EDH) por meio do inglês. Com esse fim, um questionário diagnóstico foi elaborado e aplicado no início do primeiro semestre letivo de 2018 aos alunos da disciplina de Estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura em Letras Inglês de uma universidade federal do Sudeste para verificar o conhecimento prévio deles sobre a abordagem CLIL e a EDH. Durante o semestre letivo, o professor/pesquisador auxiliou na elaboração dos planos de ensino que foram analisados posteriormente. Os dados incluem notas de campo e entrevistas realizadas no formato de roda de conversa durante a disciplina. Os pressupostos teóricos incluem documentos oficiais sobre EDH, os conceitos de educação crítica de língua inglesa (PENNYCOOK, 2001), assim como a pedagogia de Freire (1998), que foram analisados em relação aos planos de ensino produzidos pelos professores em pré-serviço. A metodologia de pesquisa é qualitativa e se configura como um estudo de caso, inspirado na autoetnografia (SANTOS, 2017). A análise dos dados sugere que a apropriação da abordagem CLIL e de EDH é evidenciada em relação aos pressupostos teóricos.
The main objective of this study is to verify possibilities and limitations of the teaching of Human Rights through English as an additional language, within the Content and Language Integrated Learning (CLIL) approach. To this end, the study examines the appropriation of pre-service teachers of English as regards CLIL in the production of their teaching plans with themes related to Human Rights Education (HRE) through English. With that aim, a diagnostic questionnaire was developed and administered at the beginning of the first semester to students (pre-service teachers) in the English Practicum course to verify their prior knowledge of the CLIL approach and HRE. During the semester, the teacher/researcher assisted in the elaboration of teaching plans. Data also includes field notes and interviews carried out in the format of conversation circle during the discipline. The theoretical assumptions include official documents on HRE, the concepts of English-language critical education (PENNYCOOK, 2001), as well as Freire’s pedagogy (1998). The research methodology is qualitative and categorized as a case study inspired in autoethnography (SANTOS, 2017). The data analysis suggests that the appropriation of the CLIL and EDH approaches is evidenced in relation to the theoretical assumptions.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10843
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