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Título: Framework de um universidade corporativa para alinhar competências com objetivos estratégicos e operacionais
Autor(es): Araujo, Uerlei Valdomiro
Orientador: Baldam, Roquemar de Lima
Data do documento: 10-Dez-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: ARAUJO, Uerlei Valdomiro. Framework de um universidade corporativa para alinhar competências com objetivos estratégicos e operacionais. 2018. 78 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, Vitória, 2018.
Resumo: Este trabalho trata-se de uma pesquisa-ação realizada em uma Universidade Corporativa de uma empresa pública brasileira, com o intuito de testar a hipótese de que o treinamento, alinhado a outras práticas de Gestão Estratégica de Recursos Humanos, impacta positivamente no desempenho dos empregados da organização, tornando necessária uma proposição de estrutura de trabalho (framework) que alinhe o desenvolvimento de competências aos objetivos estratégicos e operacionais da organização. O foco é demonstrar como o treinamento interfere no comportamento dos colaboradores, gerando maior nível de satisfação e melhores indicadores de desempenho da empresa pesquisada e respondendo a pergunta: Como deve ser a estrutura de trabalho (framework) de uma Universidade Corporativa no desenvolvimento e oferta de treinamentos para alinhar competências com objetivos estratégicos e operacionais da organização? Este estudo tem implicações positivas para os gestores públicos no Brasil, pois tem um olhar singular para as características do serviço público brasileiro, com foco na Gestão Estratégica de Recursos humanos e na Gestão do Desempenho. Com base na Teoria da Expectância de Vroom (1964), elaborou-se uma survey exploratória utilizando a Escala de Likert na construção do questionário e métodos quantitativos como alfa de Chronbach para medir o grau de confiança das proposições e regressão para medir o grau de significância. Após análise dos dados coletados, serão utilizados métodos e ferramentas como Business Model Canvas, Árvore da Realidade Atual e SWOT com a finalidade de propor um modelo de processos de treinamento em uma Universidade Corporativa e uma síntese que contemple uma melhoria do entendimento das teorias, suas interdependências, suas diferenças e a aplicabilidade dessa discussão numa organização pública de grande porte no Brasil. Palavras-chave: Treinamento; Gestão de Desempenho; Universidade Corporativa; Competências; Capacitação Dinâmica; Recursos Humanos.
This is an action research carried out in a Corporate University of a Brazilian public company, to propose a framework that aligns the development of competences to the strategic and operational objectives of the organization. Based on the Vroom Expectation Theory (1964), an exploratory survey was developed using the Likert Scale in the construction of the questionnaire and quantitative methods such as Cronbach's Alpha to measure the degree of confidence of the propositions and multiple regression for the analysis of numerical data, thus measuring the degree of significance of the proposed variables. We also used qualitative methods, such as direct observation, documentary research and focus group, to respond to the gaps left by the first stage of the survey with the application of the survey, after analyzing the data generated. Methods and tools, such as Business Model Canvas, Current Reality Tree and SWOT, were used with the purpose of better structuring a framework for a Corporate University, based on a Competency Management model focused on dynamic training. Initially the research discusses the practices of Strategic Human Resources Management (SHRM) and their impact on employee perception and performance. Next, we discuss corporate university, competencies, dynamic training, management by competencies and performance management. It proposes a discussion that contemplates an improvement in the understanding of theories, their interdependencies, their differences and the applicability of this discussion in a large public organization in Brazil and presents a framework that aligns the development of competences to the strategic and operational objectives of this organization.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10850
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