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Título: Youtube : um canal para visibilidade e profusão da ciência e tecnologia do IFES
Autor(es): Monteiro, Flávia Carpanedo
Orientador: Souza, Rose Mara Vidal de
Data do documento: 25-Jun-2019
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Este trabalho se propôs a estudar como o YouTube pode ser utilizado para a visibilidade e a profusão da ciência e tecnologia produzidas no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em especial pelos seus estudantes, de forma a evidenciar os benefícios que o Instituto traz para a sociedade, impactando positivamente na sua imagem. Assim, foi realizado um programa audiovisual hospedado nesse site de compartilhamento de vídeos e entregue seu plano de execução. A pesquisa teve natureza qualitativa e aplicada, e quanto ao método utilizado trata-se de pesquisa-ação, com fases exploratórias de levantamento bibliográfico, observação de materiais semelhantes na internet e testes de ferramentas para a realização; fases de formulação do problema e das hipóteses; e seminário com as partes interessadas no trabalho para formulação e entrega do produto. Com isso, foi pesquisada uma nova forma de posicionamento institucional na internet e nas redes sociais digitais, de forma a prestar contas e consolidar uma imagem positiva da instituição, que reflita o trabalho que ela desempenha. Foram investigados, para tal, a centralidade do ciberespaço como elemento de reconfiguração da realidade e o protagonismo das redes sociais digitais (sob a ótica de autores como Castells, Lévy e Sodré); a dimensão estratégica da comunicação organizacional e pública (Kunsch, Duarte e Martinuzzo); e as vantagens de utilizar o YouTube como ferramenta de divulgação institucional e científica (Burgess, Green e Jenkins). Ao final, foi entregue o programa-piloto Se liga no Ifes (e seu plano de execução), que faz o papel de trazer informação sobre a instituição em linguagem descontraída e também de mostrar a face mais humana da organização, que pensa, sorri, cria o conhecimento científico e tem sua vida transformada por ele
The present dissertation set out to study how YouTube may be applied to increase visibility and profusion of Science and Technology developed by the academic community, especially the students, of Instituto Federal do Espírito Santo, with the purpose of showcasing how the institution benefits society in general. Thus, an audiovisual program to be posted on YouTube was created and delivered alongside an excecution plan. The research had a qualitative and applied nature, and the method used is action research, with exploratory phases of bibliographical survey, observation of similar materials on the internet and tests of tools for the accomplishment; problem formulation and hypotheses phases; and seminar with the stakeholders for product formulation and delivery. By doing so, we studied a new form of institutional positioning on the internet and on social media that would help both accountability matters on public funding of research and the building of a positive image for the institution, that reflects the work it develops. Cyberspace and leadeship of social media were studied (from the perspective of authors such as Castells, Lévy and Sodré); as well as the strategic dimension of organizational and public communication (Kunsch, Duarte e Martinuzzo); we also investigated the advantages of using YouTube as a tool for institutional and scientific visibility (Burgess, Green e Jenkins). In the end, we delivered the pilot program “Se liga no Ifes” (and its excecution plan) with the purpose of bringing information abou the institution in a casual style and also showing the organization’s most human facet, the one that thinks, smiles, builds scientific knowledge and is transformed by it
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11409
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