Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufes.br/handle/10/12158
Título: | Povo tradicional pomerano: culturas, memórias e educação |
Autor(es): | Koeler, Edineia |
Orientador: | Foerste, Erineu |
Coorientador: | Jungbluth, Konstanze |
Palavras-chave: | Traditional pomeranian people Cultures Memoirs Education Traditionelles Pommersches Volk Kulturen Erinnerungen Bildung |
Data do documento: | 2021 |
Resumo: | Esta pesquisa investiga culturas, memórias e educação do Povo Tradicional
Pomerano (Decreto 6.040/2007), para compreender os modos de produção da vida
pomerana na sua relação com a comunidade. Investigamos uma casa de memória
em Alto Santa Maria, município de Santa Maria de Jetibá, Espírito Santo, Brasil. A
pergunta que norteou o estudo foi: Podemos afirmar que modos de vida do Povo
Tradicional Pomerano promovem culturas, memórias e práticas educativas? E por
cultura entendemos tudo aquilo que possui importância histórica e cultural para uma
comunidade, como a arquitetura, festas, danças, música, manifestações populares,
artes, culinária, entre outros. Trabalhamos com abordagens qualitativas (FICHTNER
et al., 2020) e de copesquisa (BRANDÃO, 2003) na realização de observações e de
entrevistas narrativas (JOVCHELOVITCH; BAUER, 2011). Dialogamos com
referenciais sobre culturas (BRANDÃO, 1985, 2012), etnicidade (ARANHA, 2002;
BARTH, 2011), oralidade (BÂ, 2010; ONG, 1998) e neoautoctonia (SAVEDRA;
MAZZELLI-RODRIGUES, 2017). As investigações beneficiaram-se dos debates sobre
“invenção das tradições” (HOBSBAWM, 1997) e memórias individual e coletiva
(HALBWACHS, 1990; ASSMANN, 2016). A oralidade é uma dimensão a ser mais
estudada na cultura pomerana. Todavia, nossos dados em narrativas sobre a terra, o
trabalho, espiritualidade, festas e educação permitem afirmar que a Waiandt’s Huus
contribui para reinvenção da tradição pomerana e promoção das culturas e as
memórias do Povo Tradicional Pomerano. Confirma-se a tese de que a própria
Comunidade Tradicional Pomerana e as pessoas que nela vivem são sujeitos
envolvidos em um processo constante de ensino-aprendizagem, o qual se dá no
cotidiano da vida, pela interação com a própria cultura e suas tradições, ou seja, os
pomeranos promovem culturas, memórias e práticas educativas. This research investigates cultures, memories and education of the Traditional Pomeranian People (Decree 6.040/2007), to understand the means of production of Pomeranian life in its relationship with the community. We analyzed a memorial house in Alto Santa Maria, municipality of Santa Maria de Jetibá, Espírito Santo, Brazil. The question that guided the study was: Can we affirm that the ways of life of the Traditional Pomeranian People promote cultures, memories and educational practices? In addition, by cultural heritage we mean everything that has historical and cultural importance for a community, such as architecture, festivals, dances, music, popular manifestations, arts, cuisine, among others. We work with qualitative (FICHTNER et al., 2020) and co-research (BRANDÃO, 2003) approaches in carrying out observations and narrative interviews (JOVCHELOVITCH; BAUER, 2011). We dialogue with references about cultures (BRANDÃO, 1985, 2012), ethnicity (ARANHA, 2002; BARTH, 2011), orality (BÂ, 2010; ONG, 1998) and neoautochthony (SAVEDRA; MAZZELLI-RODRIGUES, 2017). The investigations benefited from debates about “invention of traditions” (HOBSBAWM, 1997) and individual and collective memories (HALBWACHS, 1990; ASSMANN, 2016). Orality is a dimension to be further studied in Pomeranian culture. However, our data on narratives about the land, work, spirituality, festivals and education point out that Waiandt’s Huus contributes to the reinvention of the Pomeranian tradition and foster the cultures and memories of the Traditional Pomeranian People. Diese Dissertation geht um die Kulturen, Erinnerungen und die Bildung des traditionellen pommerschen Volkes (gemäß Dekret 6.040/2007) und versucht, die Produktionsweisen des pommerschen Lebens in seiner Beziehung zur Gemeinschaft zu verstehen. Können wir bestätigen, dass die Lebensweise des traditionellen Pommerschen Volkes Kulturen, Erinnerungen und Bildungspraktiken fördert? Die Frage, die die Studie leitete, lautete: Unter kulturellem Erbe versteht man alles, was für eine Gemeinschaft von historischem und kulturellem Wert ist, wie z. B. Architektur, Feste, Tänze, Musik, volkstümliche Darbietungen, Kunst, Küche und vieles mehr. Es handelt sich also um einen qualitativen (FICHTNER et al., 2020) und „co-research“ Forschungsansatz (BRANDÃO, 2003), der auf Beobachtungen und narrativen Interviews (JOVCHELOVITCH; BAUER, 2011) aufbaut. Der theoretischer Rahmen umfasst Referenzen zu Kulturen (BRANDÃO, 1985, 2012), Ethnizität (ARANHA, 2002; BARTH, 2011), Oralität (BÂ, 2010; ONG, 1998) und Neoautochthonie (SAVEDRA; MAZZELLI-RODRIGUES, 2017) sowie Diskussionen über die "Erfindung von Traditionen" (HOBSBAWM, 1997) und individuelle und kollektive Erinnerungen (HALBWACHS, 1990; ASSMANN, 2016). Obwohl die Oralität in der pommerschen Kultur noch weiter erforscht werden soll, weisen die Daten zu Berichte über das Land, die Arbeit, die Spiritualität, die Feste und die Bildung darauf hin, dass das „Waiandt's Huus“ dazu beiträgt, die pommersche Tradition neu zu erfinden und die Kultur und die Erinnerungen des traditionellen pommerschen Volkes zu fördern. |
URI: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/12158 |
Aparece nas coleções: | PPGE - Teses de doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
EDINEIA_TESE_DOUTORADO.pdf | 5.87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons