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Título: A interiorização da capital pela Estrada de Ferro Sul do Espírito Santo
Autor(es): Quintão, Leandro do Carmo
Orientador: Pereira, Valter Pires
Data do documento: 22-Set-2008
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: O objetivo desta dissertação de História Social das Relações Políticas é discutir a relevância da Estrada de Ferro Sul do Espírito Santo para Vitória. Analisamos, em primeiro lugar, os principais caminhos do Espírito Santo no século XIX, através dos relatórios dos presidentes de província. Com isso, compreendemos a gênese do projeto de transformar Vitória numa importante praça comercial para a região através da ligação de seu porto com o interior capixaba e mineiro, as dificuldades na construção e manutenção das vias de comunicação da província e opção pela via férrea. Em seguida, buscamos compreender a significância e funcionalidade desse meio de transporte no ocidente, em especial, na Europa, América do Norte, América do Sul, discutindo o papel das ferrovias para suas respectivas economias. Apresentamos, também, os primórdios e as dificuldades da sua implantação a nível nacional e regional. Caracterizamos as principais zonas produtoras da província, com o objetivo de justificar a necessidade do estreitamento das comunicações com a mais destacada delas, a Região Sul. Por fim, narramos a história e as dificuldades de construção da ferrovia em questão, justificando seu papel interiorizador a partir do estreitamento da ligação econômica entre a capital e o interior, tendo como parâmetro as exportações de café, principal fonte de receitas para a economia do estado.
The objective of this dissertation of Social History of the Political Relationships is to discuss the relevance of Espírito Saint South Railroad for Vitória. We analyzed, in first place, Espírito Saint main roads in the century XIX, through the province presidents' reports. With that, we understood the genesis of the project of transforming Vitória in an important commercial square for the area through the connection of its port with the capixaba and mineiro’s hinterland, the difficulties in the construction and maintenance of the roads of communication of the province and option for the railroad. Soon afterwards, we looked for to understand the meaning and functionality of that means of transportation in the occident, especially, in Europe, North America, South America, discussing the paper of the railroads for their respective savings. We presented, also, the origins and the difficulties of its implantation at national and regional level. We characterized the main areas producing of the province, with the objective of justifying the need of the narrowing of the communications with the most outstanding of them, the South Area. Finally, we narrated the history and the difficulties of construction of the railroad in subject, justifying its internalizing function starting from the narrowing of the economical connection between the capital and the hinterland, tends as parameter the exports of coffee, main source of incomes for the economy of the state.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3339
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