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Título: Especialização em estratégia saúde da família : instrumento de transformação da prática profissional
Autor(es): Mattedi, Juliane Pereira Pimenta
Orientador: Dalbello-Araujo, Maristela
Data do documento: 24-Mar-2015
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Os debates sobre a Educação Permanente em Saúde se intensificaram a partir da institucionalização do Sistema Único de Saúde (SUS) com intuito de elaborar políticas de valorização dos profissionais para que os princípios do SUS pudessem refletir na qualidade da assistência. Muitas iniciativas foram realizadas neste interim, muitas no formato de cursos de especialização. Esta pesquisa objetivou analisar se o curso de Especialização em Estratégia Saúde da Família (ESF), ministrado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (SEMUS) em 2010-2011, contribuiu para alterar a prática dos profissionais nas unidades saúde da família (USF) de Vitória/ES. O estudo é descritivo e com abordagem qualitativa. Para tal foram realizadas três sessões de grupo focal com a participação de 16 egressos do curso de diversas categorias profissionais e de diferentes unidades de saúde. Os dados apontam que após o curso houve mudanças tanto no âmbito pessoal quanto no profissional, tais como no trabalho em equipe, conhecimento de suas competências na ESF, troca de experiências, vínculo com outras equipes do sistema de saúde e aprofundamento nos princípios da ESF. Por outro lado, relataram que há grandes entraves para colocar plenamente em prática muitos dos conteúdos do curso, tais dificuldades dizem respeito à organização do trabalho nas USF, tais como a exigência pela produtividade, a formação dos profissionais com base no modelo biomédico tradicional e a distância entre o cotidiano das USF e os princípios que regem a ESF.
Discussions on Continuing Education in Health intensified after the institutionalization of the Unified Health System (SUS) aiming to develop the professional valuation policies for SUS principles could reflect the quality of care. Many initiatives have been undertaken in the meantime, many of the specialized courses format. This paper analyzes the Specialization Course in Family Health Strategy (ESF), administered by the Federal University of Espirito Santo (UFES) in partnership with the City Department of Health Vitoria (SEMUS) in 2010-2011, contributed to change professional practice in the Family Health Units (USF) of Vitoria/ES. The study is descriptive and qualitative approach. For this there were three sessions focus group with the participation of 16 graduates of the course of deferent professional categories and different health units. The data show that after the course there were changes both personal and a professional, such as teamwork, knowledge of their skills in the ESF, exchange of experiences, link with other teams of the health system and strengthening the principles of ESF. On the other hand, reported that there are major obstacles to put fully into practice many of the course content, such difficulties are related to the work organization in USF, such as the requirement for productivity, training of professionals based on the traditional biomedical model and the distance between the daily lives of USF and the principles governing the ESF.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/5565
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