Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7245
Título: Narrativas de escolarização : relação com os saberes compartilhados por alunos e alunas nas aulas de educação física
Autor(es): Santos, Veronica Freitas dos
Orientador: Santos, Warger dos
Coorientador: Ferreira Neto, Amarílio
Data do documento: 14-Jun-2013
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: O trabalho caracteriza-se por ser um estudo de abordagem quanti-qualitativa. O pressuposto teórico-metodológico utilizado é o da narrativa autobiográfica e se constituirá sob uma perspectiva histórica. Tem como objetivo compreender o processo de aprendizagem de alunos e alunas em relação aos saberes compartilhados nas aulas de Educação Física, durante o período de escolarização. Para tanto, analisamos as narrativas de estudantes do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública da Serra, para resgatar suas experiências com a disciplina durante a sua vida escolar. Trouxemos como principais interlocutores o diálogo com Walter Benjamin no entendimento de narrativa, com Bernard Charlot e seus estudos sobre a relação com o saber e Michel de Certeau nas lógicas operatórias do cotidiano e da escrita da história. Os resultados mostraram que a relação com o saber e as identidades criadas para a Educação Física estão imbricadas em movimento histórico, tensionados pela lógica escolar e pelas experiências dos estudantes, o que resulta na perda do seu interesse nas aulas de Educação Física ao decorrer do processo de escolarização.
This paper is caracterized for being a study of quantity-quality aproach. The teoric-metodologic pressuposition utilised is the autobiographic narrative and will be constituted from a historic perspective. It have as objective understand the process of the student’s learning related to the knowleges shared in Physical Education, during the period of schooling. To do that, we analise the the third year of Secondary School’s student’s narratives of a public school in Serra, to describe their experiences with the subject during their school lifes. We bring as main interlocutors the dialog with Walter Benjamin in the understanding of the narrative, with Bernard Charlot and their studies about the relation with the knowlege and Michel de Certeau in the operational logics in the daily routine and the story’s writing. The results have shown that the relation with the knowlege and the identities created to Physical Education are correlated in historical movement, tensioned by schollar logic and by the student’s experiences, which results in loss of interess in Physical Education’s classes during the ongoing of schooling.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7245
Aparece nas coleções:PPGEF - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_6559_Veronica Freitas dos Santos.pdf2.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.