Licenciatura
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura por Autor "Coelho, André Luiz Nascentes"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEnsino de geografia e utilização de mapas/cartografia como metodologia de aprendizagem(Universidade Federal do Espírito Santo, 2023) Silva, Laysa Gracielly Cuzzuol da; Coelho, André Luiz Nascentes; https://orcid.org/0000-0001-9068-495X; http://lattes.cnpq.br/7506224671150309A educação atravessou diversos períodos históricos e passou por várias transformações ao longo do tempo, incluindo o campo do ensino da Geografia. Em particular, o uso de mapas temáticos como prática metodológica sofreu modificações significativas. No entanto, é notável que, ao longo dessas mudanças, o uso de mapas tem se distanciado cada vez mais da realidade da sala de aula. Nesse contexto, é importante considerar os mapas como recursos facilitadores do processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo analisar as práticas didático-metodológicas relacionadas ao uso de mapas (analógicos e digitais) no ensino de Geografia. Buscamos compreender as contribuições dos mapas nas aulas de Geografia, identificar possíveis problemas de metodologia e investigar como esses recursos didáticos são utilizados nas aulas. Para alcançar esses objetivos, realizamos um levantamento bibliográfico consultando diversos autores, como Cavalcanti (2012), Castrogiovanni (2007) e Callai (2015), entre outros. Apesar de sua importância, os mapas são pouco utilizados no ensino. A Cartografia é apresentada como uma linguagem que auxilia na alfabetização geográfica dos alunos, permitindo a interpretação do espaço por meio dos mapas. A leitura de mapas é enfatizada como uma ferramenta para compreender e comunicar fenômenos geográficos. No entanto, nas salas de aula, a abordagem da Cartografia ainda é limitada ao seu conteúdo, sem explorar as habilidades cartográficas dos alunos. É importante refletir sobre práticas metodológicas que estimulem o desenvolvimento dessas habilidades em cada estudante.