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- ItemCapitalismo e pandemia: ensaio sobre uma sociedade produtora de pandemias(Universidade Federal do Espírito Santo, 2020) Santos, Artur Bastos; Boechat, Cássio Arruda; http://lattes.cnpq.br/1336301405652757O presente trabalho tem como objetivo desvelar os processos por trás da eclosão da pandemia do vírus Sars-Cov-2, a partir das postulações do teórico Rob Wallace em seu livro Pandemia e Agronegócio: Doenças infecciosas, capitalismo e ciência. A perspectiva adotada para análise é referente ao potencial protopandêmico produzido pelo agronegócio, agente potencializador de expansão virial e ampliação de virulência, além de possuir grande contribuição para destruição de ecossistemas e o consumo de carne selvagem, facilitando o contato microbiológico de patógenos potencialmente pandêmicos. Nesse sentido, esse texto busca compreender o processo de reprodução do sistema capitalista que continua aumentando suas apostas nas externalizações dos custos ao meio ambiente numa tentativa de abocanhar uma fatia de lucro um pouco maior num processo concorrencial cego, mas contraditoriamente, esse movimento também conduz o sistema capitalista a crise ao expulsar o trabalho do processo produtivo e assim reduzindo a taxa de lucro. Devido a esse processo, o capitalismo, já se encontrava em crise antes mesmo da chegada do coronavírus, com margens de lucros cada vez mais capengas, o coronavírus uma economia debilitada, respirando por respiradores mecânicos do capital fictício, e incapaz de absorver mão de obra.
- ItemEnsino de geografia da saúde no currículo do ensino médio: uma proposição pedagógica(Universidade Federal do Espírito Santo, 2023) Uliana, Felipe Pela; Catão, Rafael de Castro; https://orcid.org/0000-0003-2837-0364; http://lattes.cnpq.br/8497053516316026A saúde é uma dimensão da nossa existência que nos acompanha toda suas fases, constituindo uma grande parcela da nossa qualidade de vida cotidiana em que as dinâmicas espaciais são fundamentais para sua compreensão e análise crítica. O objetivo central deste trabalho constitui numa proposição de inclusão do escopo temático da Geografia da Saúde no currículo do Ensino Médio, para que os escolares tenham uma possibilidade maior de enxergar o mundo e a saúde por meio da Geografia. Metodologicamente dividimos essa proposição em três etapas: a primeira abarca a revisão bibliográfica sobre a história da Geografia da Saúde e as suas relações com a Base Nacional Comum Curricular - BNCC, em uma perspectiva crítica da sua elaboração; a segunda etapa associa a ligação entre as habilidades e competências descritas na BNCC e os temas do Modelo de Determinantes Sociais de Saúde; e, por último, a elaboração de materiais auxiliadores na aplicação dos conteúdos de Geografia, se baseando nos tópicos de Saúde, de modo que professores que se interessarem na aplicação do tema em sala de aula possam usá-los como ferramenta didática.
- ItemO Futebol como ferramenta de ensino na Geografia(Universidade Federal do Espírito Santo, 2023) Ferreira, Guilherme Cortezini; Passos, Higor Alves; Dutra, Nathãn Elias Reis; Nogueira, Carlo Eugênio; http://lattes.cnpq.br/6048622744091377Este trabalho apresenta um relatório exploratório que investiga o potencial do futebol como uma ferramenta pedagógica para o ensino de Geografia. A proposta central é utilizar a popularidade e o interesse dos estudantes pelo futebol como um recurso para promover uma aprendizagem engajadora no contexto da geografia escolar, visto que, a participação desportiva produz um efeito positivo sobre a frequência escolar e a média final dos estudantes do ensino secundário (JacAngelo, 2003). Inicialmente, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre as abordagens pedagógicas utilizadas no ensino de Geografia e a importância do engajamento dos alunos nas atividades educacionais. Em seguida, investigou-se a relação entre o futebol e a Geografia, explorando, entre outros aspectos, a relação entre os lugares e as identidades sociais construídas em torno do futebol, bem como os impactos socioespaciais e socioeconômicos dos megaeventos esportivos, tal como a realização de campeonatos mundiais como a Copa do Mundo FIFA de 2022, realizada no Catar. Por fim, busca-se gerar como produto, uma sequência didática para o ensino de geografia nas escolas, que sirva de auxílio para professores da rede.
- ItemEnsino de geografia e utilização de mapas/cartografia como metodologia de aprendizagem(Universidade Federal do Espírito Santo, 2023) Silva, Laysa Gracielly Cuzzuol da; Coelho, André Luiz Nascentes; https://orcid.org/0000-0001-9068-495X; http://lattes.cnpq.br/7506224671150309A educação atravessou diversos períodos históricos e passou por várias transformações ao longo do tempo, incluindo o campo do ensino da Geografia. Em particular, o uso de mapas temáticos como prática metodológica sofreu modificações significativas. No entanto, é notável que, ao longo dessas mudanças, o uso de mapas tem se distanciado cada vez mais da realidade da sala de aula. Nesse contexto, é importante considerar os mapas como recursos facilitadores do processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo analisar as práticas didático-metodológicas relacionadas ao uso de mapas (analógicos e digitais) no ensino de Geografia. Buscamos compreender as contribuições dos mapas nas aulas de Geografia, identificar possíveis problemas de metodologia e investigar como esses recursos didáticos são utilizados nas aulas. Para alcançar esses objetivos, realizamos um levantamento bibliográfico consultando diversos autores, como Cavalcanti (2012), Castrogiovanni (2007) e Callai (2015), entre outros. Apesar de sua importância, os mapas são pouco utilizados no ensino. A Cartografia é apresentada como uma linguagem que auxilia na alfabetização geográfica dos alunos, permitindo a interpretação do espaço por meio dos mapas. A leitura de mapas é enfatizada como uma ferramenta para compreender e comunicar fenômenos geográficos. No entanto, nas salas de aula, a abordagem da Cartografia ainda é limitada ao seu conteúdo, sem explorar as habilidades cartográficas dos alunos. É importante refletir sobre práticas metodológicas que estimulem o desenvolvimento dessas habilidades em cada estudante.
- ItemAs diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial de professores para a educação básica (2019) no Brasil e a sua relação com a composição de uma nova força de trabalho docente(Universidade Federal do Espírito Santo, 2023) Paes, Murillo Rodrigues; Moraes, Lívia de Cássia Godoi; https://orcid.org/0000-0001-8284-6605; http://lattes.cnpq.br/6183475552707235O presente trabalho busca compreender como as mudanças encetadas pela aprovação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores (DCN-FP) para a Educação Básica incidem diretamente sobre o processo de reprodução da força de trabalho docente. A realização desta pesquisa se justifica pelo seu mérito de interrogar a pertinência de tal política para o campo educacional como um todo. Tendo em vista o fato de que ao longo dos últimos anos algumas contrarreformas educacionais têm sido impostas aos sistemas de ensino pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e que algumas delas, inclusive, contribuíram para a criação das atuais DCN-FP, contrariando as recomendações das entidades representativas das trabalhadoras(es) do magistério. Trata-se de uma pesquisa analítico-bibliográfica, para a qual a produção de dados valeu-se de análises documentais e de revisão de literatura. Os resultados averiguados apontam para o fato de que, ainda que as novas DCN-FP pareçam representar avanços importantes e recuperar pautas ou reinvindicações históricas dos movimentos de educadores, do ponto de vista prático, a referida legislação não é capaz de incorporar melhorias substantivas ao processo de reprodução da força de trabalho docente e tão pouco contribui para a efetivação de uma política de valorização destes profissionais.