Licenciatura EaD em História
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Navegando Licenciatura EaD em História por Autor "Barreto, Sônia Maria da Costa"
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- ItemA diversidade cultural no âmbito escolar: um olhar para o ensino de História e cultura afro-brasileira(Universidade Federal do Espírito Santo, 2024) Santos, Aline Conceição dos; Barreto, Sônia Maria da Costa; http://lattes.cnpq.br/4289062895358805O Brasil, é um país formado por uma grande diversidade cultural formado por diversos povos, africanos, europeus e indígenas, cada um com seus costumes, valores e crenças, uma mistura de diferentes culturas. Embora, a escola seja um ambiente propicio para se trabalhar com a diversidade cultural, o que se tem visto no ambiente escolar, é a grande dificuldade dos professores em integrar essas diversidades em suas práticas pedagógicas. Desta maneira, a escola deve assumir o papel de intermediador, para o estudo e conhecimento das culturas existentes no âmbito escolar, através de práticas pedagógicas significativas. Assim, este estudo objetiva analisar, por meio de pesquisa bibliográfica, como a diversidade cultural deve ser trabalhada nas escola de ensino findamental, com ênfase na cultura afro-brasileira. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, que teve como base, pesquisas de fontes secundárias realizadas sobre a temática desta estudo. Como instrumentos de coleta de dados realizou-se a revisão de literatura, construindo uma análise descritiva das produções encontradas. Como resultados, a pesquisa apontou que a valorização da diversidade cultural, especialmente da cultura afro-brasileira, ainda é um desafio no ensino fundamental. Para que a escola cumpra seu papel como espaço de inclusão e transformação social, é fundamental o compromisso de todos os envolvidos no processo educacional, desde gestores até professores, passando por alunos e suas famílias. Apenas por meio de ações coletivas e estruturadas será possível superar os obstáculos existentes e garantir uma educação que respeite e valorize a pluralidade cultural presente na sociedade brasileira.
- ItemA educação de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade: Desafios da população na cidade de Vila Velha/ES(Universidade Federal do Espírito Santo, 2024) Gonçalves, Lucineia; Barreto, Sônia Maria da Costa; http://lattes.cnpq.br/4289062895358805A Educação de Jovens e Adultos - EJA é um desafio que faz parte do cotidiano de muitas escolas brasileiras, pois registra-se a grande dificuldade do aluno se manter nela, principalmente uma população em vulnerabilidade social, como a que vive em situação de rua. Como as políticas públicas podem tornar mais acessível a educação que deve ser igualmente para todos, fora desses espaços? Essa questão vem associada às demandas históricas da política educacional no Brasil e para tanto buscou-se descrever os processos pelos quais a Educação de Jovens e Adultos ocorreram. O objetivo geral desta pesquisa foi identificar as políticas públicas criadas para atender a essa população para que esta tenha acesso à educação dentro e fora dos espaços onde normalmente frequentam, relacionando os desafios institucionais e políticos ao desenvolvimento e implementação de programas de EJA eficazes. A metodologia foi baseada na pesquisa bibliográfica, qualitativa e exploratória. A coleta de dados foi realizada diretamente com a população em situação de rua ou em situação de vulnerabilidade social e com profissionais que trabalham ou trabalharam com a população de rua, nos espaços onde frequentam e no entorno.
- ItemA mitologia da beleza e o impacto na identidade negra(Universidade Federal do Espírito Santo, 2024) Ferreira, Samira Maria Viana Souza; Barreto, Sônia Maria da Costa; http://lattes.cnpq.br/4289062895358805Esta pesquisa tem como principal objetivo identificar os principais impactos causados pelo padrão de beleza imposto pela sociedade em mulheres negras, bem como promover uma reflexão sobre ressignificar o conceito de beleza, considerando importância da valorização da beleza negra em toda sua diversidade, promovendo a autoaceitação, o empoderamento e a valorização da cultura afro-brasileira. Para o desenvolvimento desse estudo, será utilizado para a coleta e produção dos dados a pesquisa bibliográfica, na qual trouxemos para o embasamento teórico desse estudo as contribuições de Ribeiro (2019) e Gomes (2020), tendo em vista as abordagens realizadas pelas referidas autoras sobre as questões étnico raciais.
- ItemDa escolástica a razão: o impacto das Reformas Pombalinas (1769-1777) na educação do Brasil Colônia(Universidade Federal do Espírito Santo, 2024) Rossoni, Waléria Demoner; Barreto, Sônia Maria da Costa; http://lattes.cnpq.br/4289062895358805O Iluminismo jurídico em Portugal apresenta uma série de fundamentos teórico-práticos consideráveis. Destacaram-se, especialmente, as reformas implementadas por Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal. Essas transformações não apenas estabeleceram um plano prático para o ensino da Ciência Jurídica durante o século XVIII, mas também tiveram consequências no Brasil, então Colônia portuguesa, caracterizando-se como o problema de pesquisa do estudo proposto. Objetiva-se, então, por meio da análise da literatura específica, a verificação das características do Iluminismo português e as mutações responsáveis pela revitalização da prática da Ciência Jurídica e do ensino. Até então, o Direito português era caracterizado pela pluralidade de fontes e sistemas, com harmonia entre os direitos locais, legislação proveniente do Poder Público Central, orientações jurisprudenciais, Direito Canônico, Direito Romano e opiniões de doutores, entre outros. Marcado pela incerteza e imprecisão jurídica, o período foi alvo do Iluminismo Português. Assim, a área da Ciência Jurídica passou por uma transformação em direção a uma abordagem mais racional e sistemática, impulsionada por pensadores como Hugo Grotius, René Descartes, Cristian Wolff, Samuel Pufendorf e diversos outros. Quanto ao método, será realizada pesquisa exploratória por meio do levantamento bibliográfico e descritiva do movimento que se deu de maneira discreta e tardia em Portugal, ganhando notoriedade com as reformas legislativas e educacionais. Dada as mencionadas enunciações, a pesquisa justifica-se pela necessidade de entender os embriões das estruturas políticas, sociais e legais brasileiras, através de discussão da historiografia sobre a sociedade como integrante da monarquia pluricontinental portuguesa.
- ItemHistória da educação inclusiva e as mudanças na legislação brasileira(Universidade Federal do Espírito Santo, 2024) Inácio, Elzimar Alves; Barreto, Sônia Maria da Costa; http://lattes.cnpq.br/4289062895358805O Trabalho de Conclusão de Curso apresenta a contextualização histórica da Educação Inclusiva e analisa a obrigatoriedade disposta na legislação de que a educação é um direito de todos, e o Atendimento Educacional Especializado é dever do Estado que deve priorizar a modalidade da Educação Inclusiva na rede regular de ensino para que os estudantes se desenvolvam dentro dos aspectos cognitivos, físicos e emocionais, sem prejuízos durante o ensino aprendizagem. Além disso, trata da acessibilidade arquitetônica, de materiais didáticos e instrumentos educacionais, e acessibilidade de professores com formação específica e continuada utilização de práticas inclusivas, tendo com base o desenvolvimento do aluno em plenitude e respeito às suas peculiaridades, tornando o contexto educacional mais justo. Por fim, o trabalho está relacionado aos avanços da Educação Inclusiva ao longo dos séculos, sobre as legislações que garantem a modalidade de ensino, sobre a implementação de políticas públicas de garantias ao acesso e permanência na escola e sobre os desafios do educador quanto as práticas pedagógicas para a inclusão.
- ItemImigração Italiana no Espírito Santo e sua influência na criação da indústria do mármore e granito(Universidade Federal do Espírito Santo, 2024) Santos, Leonardo Luiz Soares dos; Barreto, Sônia Maria da Costa; http://lattes.cnpq.br/4289062895358805A imigração italiana no Espírito Santo teve início no fim século XIX e começo do XX, quando a Europa passava por grandes dificuldades economicas e sociais, em especial na Itália recém unificada, em 1861, antes eram vários estados independentes. A unificação levou a região a uma instabilidade política, que agravou inda mais os problemas de baixa produtividade agrícola e pobreza generalizada, especialmente no sul, que causou uma superpopulação no norte em busca de trabalho que não se realizaram. Enquanto isso o Brasil passava por uma transição de mão de obra, com o fim da escravidão, os fazendeiros precisavam urgentemente de trabalhadores e o governo começou a oferecer incentivos para imigração Européia como subsídios, condições facilitadas para pagamento da viagem e doação de terras para cultivo agrícola, em especial o café, um produto muito importante e com muita demanda na época e até hoje, além de diversas oportunidades que um solo rico e com clima temperado podem oferecer, mas a extração de mármore e granito, veio a se tornar uma das principais indústrias do estado e com vital contibuição econômica para o Espírito Santo.
- ItemMovimentação das professoras primárias no Espírito Santo (1865-1906)(Universidade Federal do Espírito Santo, 2024) Alvarenga, Elda; Barreto, Sônia Maria da Costa; http://lattes.cnpq.br/4289062895358805Relatório de pesquisa sobre a movimentação das professoras primárias no Espírito Santo (1865-1906). Situada no campo da História Social, a investigação objetiva analisar como ocorreu a movimentação das professoras primárias, na virada do Século XIX para o século XX, relacionar essa movimentação ao processo de inserção e feminização do magistério e comparar o fenômeno com o ocorrido com os professores, no mesmo período. Caracteriza-se como uma prática historiográfica com base no método indiciário e dialoga com as teorizações e práticas historiográficas associadas à macro-história italiana. As principais fontes que serão utilizadas no desenvolvimento da pesquisa são as Resoluções da Secretaria de Instrução, as quais contêm licenças, nomeações e remoções de professoras e professores da instrução primária daquela época. Caracteriza-se como uma prática historiográfica com base no método indiciário, tendo como principal referência os estudos de Carlo Ginzburg (2007, 2006, 2002, 1989, 1991). Dialogamos, dessa forma, com teorizações e práticas historiográficas associadas à macro-história italiana, na qual se destacam os trabalhos dos historiadores Giovanni Levi e Carlo Ginzburg. No balanço historiográfico e referencial teórico, foram utilizadas pesquisas que se aproximam do tema e da demarcação temporal do fenômeno ora investigado a partir dos estudos de Almeida (2004; 2011), Alves (1992), Durães (2002), Faria Filho (2011), Gandra; Schueler (2008), Vasconcelos (2011), Villela (2017; 2011; 1992); Carvalho (1998; 1990, 1989), Saviani (2008), dentre outros/as. As fontes indicam que a movimentação das professoras foi consideravelmente mais intensa do que a dos professores. As reformas na instrução pública que ocorreram no período também foram fundamentais para as remoções e licenças das professoras, principais razões para a movimentação destas.
- ItemO Direito do voto das mulheres no Brasil(Universidade Federal do Espírito Santo, 2024) Tamacias, Jacqueline Rosa Salazar; Barreto, Sônia Maria da Costa; http://lattes.cnpq.br/4289062895358805Compreender e conhecer a luta das mulheres pelo direito do voto no brasil, nesse trabalho busca valorizar um marco da história, da luta por igualdade de direito e participação na política. Faz refletir sobre a desigualdade de gênero que sempre esteve presente na sociedade. A conquista do voto feminino além de resgatar sua história, nos faz conhecer o processo por direitos civis e políticos, fazendo refletir sobrea democracia e cidadania no Brasil. As mulheres com o direito de votar, fortaleceram a democracia, puderam ter voz ativa na escolha de seus representantes, promoveram a inclusão social e a garantia dos direitos humanos. A conquista de 1932, marcou o início da igualdade de direitos entre homes e mulheres na sociedade brasileira.
- ItemO ensino de história nos anos finais do ensino fundamental no século XXI: Uma análise bibliográfica das metodologias e estratégias de ensino no sistema educacional estadual do Espírito Santo(Universidade Federal do Espírito Santo, 2024) Oliveira, Monique Pelais de; Barreto, Sônia Maria da Costa; http://lattes.cnpq.br/4289062895358805A presente monografia trata-se de uma pesquisa que analisa as metodologias e estratégias de ensino aplicadas na disciplina de História nos anos finais do Ensino Fundamental, com ênfase no sistema educacional estado do Espírito Santo no século XXI. Através de uma análise bibliográfica, esse estudo aborda as transformações das práticas pedagógicas, destacando o impacto das metodologias ativas e dos recursos digitais no ensino da disciplina. A pesquisa busca integrar o histórico da educação básica no estado, observando o andamento das implementações de políticas públicas educacionais e as práticas docentes frente às demandas atuais no intuito de dinamizar o ensino focalizando nas vivências dos estudantes. Conclui-se nessa pesquisa que o uso de metodologias ativas inovadoras, como a gamificação, a aprendizagem baseada em projetos e a utilização de recursos tecnológicos, potencializam o enriquecimento a experiência de ensino-aprendizagem, facilitando a formação de cidadãos críticos e reflexivos. Também será analisado os desafios enfrentados pelos professores na inserção dessas estratégias, levando em consideração aspectos como formação continuada, infraestrutura escolar e apoio institucional.
- ItemO ensino no Brasil Colonial(Universidade Federal do Espírito Santo, 2024) Fraga, Priscila da Silva; Barreto, Sônia Maria da Costa; http://lattes.cnpq.br/4289062895358805A independência do Brasil foi o precedente para a separação do Brasil e Portugal. Com a independência, o Brasil deixou de ser uma colônia portuguesa e tronou-se um país independente. Com este acontecimento, o país foi reorganizado como reino de Dom Pedro I. A educação no Brasil colonial foi organizada primeiro em torno dos Jesuítas e mais tarde liderada pelo modelo reformista seguido pelo Marquês de Pombal. A relação entre o Império Português e a Igreja Católica neste contexto contribuiu para o surgimento de ordens religiosas no Brasil. Entre os vários grupos de monges, isto incluía a conversão à fé católica. Aqui se destaca o trabalho dos Jesuítas. As atividades educativas dos Jesuítas influenciaram a forma como as pessoas eram educadas nessas áreas de acordo com a sua posição social. Isto leva a diferentes níveis de instrução: para os índios, os fundamentos da língua e do comércio, para os brancos livres, os fundamentos da escrita, da leitura e ricas classes artesanais de Ensino Superior que garantirão a manutenção da estrutura de poder. Para os escravos africanos e os livres, o comércio. A educação pode ser entendida como um processo no qual a sociedade, com base nas tradições acumuladas, se desenvolve detalhadamente em muitos aspectos. Assim, é possível distinguir três pontos básicos: a combinação de costumes e tradições, Ensino inteligente no nível prático e formal de habilidades de ensino.
- ItemO mito da caverna de platão no contexto de uma educação dialógica(Universidade Federal do Espírito Santo, 2024) Rodrigues, Valkiria Bullerjahn; Barreto, Sônia Maria da Costa ; http://lattes.cnpq.br/4289062895358805A presente pesquisa se remete a uma reflexão sobre a educação, visando o agir pedagógico do professor, bem como o processo dialógico do ensino aprendizagem. A prática educativa se internaliza mediante interações entre os indivíduos, portanto o diálogo se constitui como elemento essencial, para o crescimento cognitivo, intelectual e humano, fruto das interações entre as pessoas. Quando a escola pratica somente uma metodologia mecanizada, somente transmitindo conhecimento, cria barreiras, afastando possibilidades de uma prática educativa teórica-reflexiva, passando a agir no senso comum, e com essa ausência de reflexão, acaba fechando-se para o diálogo. O Mito da Caverna se encontra no início do livro VII de A República, de Platão, se baseia de forma precisa em uma imagem construída por Sócrates para explicar o processo pelo qual o indivíduo passa ao afastar-se do mundo do senso comum e da opinião em busca do saber e da visão do bem e da verdade. Esse é o percurso do indivíduo, liberta-se e adquirir a sabedoria, devendo retornar a caverna para cumprir o seu papel político-pedagógico, mostrando o caminho para os outros que ali permaneceram. O filósofo Platão considerava a sociedade de seu tempo ignorante e, por isso, formulou modelos para o ensino. Segundo Platão, o conhecimento é resultado da contemplação do mundo das Ideias pela alma. Nesse sentido, aprsenta-se como principal objetivo: compreender a relevância da contribuição da Filosofia Platônica no contexto da formação humana, visando uma educação dialógica e emancipadora. O caminho metodológico a ser percorrido, será via análise documental e pesquisa bibliográfica, dialogando com Freire e Luckesi, para formentar conexões que visam a educação como autônoma e dialógica.