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Navegando Licenciatura por Assunto "Formação docente"
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- ItemA extensão universitária na formação docente e na prática escolar: o caso do “Demografia UFES”(Universidade Federal do Espírito Santo, 2023) Ribeiro, Jhonatan Telles; Dota, Ednelson Mariano; https://orcid.org/0000-0002-8726-0424; http://lattes.cnpq.br/9655853731005120Este trabalho tem como objetivo investigar a contribuição do projeto de extensão "Demografia UFES" para a atuação dos professores em sala de aula e para a formação docente do extensionista envolvido. Utilizando uma abordagem metodológica que combina métodos qualitativos e quantitativos, a pesquisa busca analisar os impactos do projeto, identificar possíveis modificações e sugestões de aprimoramento, além de promover uma maior proximidade entre a iniciativa e a educação básica e o ensino superior. A justificativa para este estudo reside na importância de compreender de que forma o projeto de extensão contribui para a atuação dos professores em sala de aula e para a formação docente do extensionista, visando o fortalecimento da formação dos extensionistas. A metodologia empregada inclui revisão bibliográfica, aplicação de questionário e reflexão pessoal por um relato de experiência, proporcionando uma análise abrangente dos resultados obtidos. Os resultados esperados abrangem a compreensão dos impactos e da utilização do projeto de extensão, a identificação de boas práticas e desafios, bem como a elaboração de recomendações para aprimorar e expandir o projeto. Em síntese, este trabalho destaca a relevância dos projetos de extensão na formação docente e na atuação em sala de aula, enfatizando sua importância para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem e fortalecer a relação entre a universidade e a comunidade.
- ItemAs diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial de professores para a educação básica (2019) no Brasil e a sua relação com a composição de uma nova força de trabalho docente(Universidade Federal do Espírito Santo, 2023) Paes, Murillo Rodrigues; Moraes, Lívia de Cássia Godoi; https://orcid.org/0000-0001-8284-6605; http://lattes.cnpq.br/6183475552707235O presente trabalho busca compreender como as mudanças encetadas pela aprovação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores (DCN-FP) para a Educação Básica incidem diretamente sobre o processo de reprodução da força de trabalho docente. A realização desta pesquisa se justifica pelo seu mérito de interrogar a pertinência de tal política para o campo educacional como um todo. Tendo em vista o fato de que ao longo dos últimos anos algumas contrarreformas educacionais têm sido impostas aos sistemas de ensino pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e que algumas delas, inclusive, contribuíram para a criação das atuais DCN-FP, contrariando as recomendações das entidades representativas das trabalhadoras(es) do magistério. Trata-se de uma pesquisa analítico-bibliográfica, para a qual a produção de dados valeu-se de análises documentais e de revisão de literatura. Os resultados averiguados apontam para o fato de que, ainda que as novas DCN-FP pareçam representar avanços importantes e recuperar pautas ou reinvindicações históricas dos movimentos de educadores, do ponto de vista prático, a referida legislação não é capaz de incorporar melhorias substantivas ao processo de reprodução da força de trabalho docente e tão pouco contribui para a efetivação de uma política de valorização destes profissionais.