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Nesta comunidade encontram-se todas os livros digitais "ebooks" (e-livros) publicados ou adquiridos pela Universidade Federal do Espirito Santo que foram depositadas no repositório
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- ItemA Escola de Belas Artes: gênese do Centro de Artes da Ufes: um pouco da sua história(Edufes, 2025-08-20) Simões, VeraEsse projeto de pesquisa tem por finalidade transformar minha Dissertação de Mestrado em livro, em parceria com o Centro de Artes/Ufes, que neste ano de 2021, faz 50 anos, pois neste livro vou contar a História da Escola de Belas Artes, a semente da qual nasceu o CAR/Centro de Artes - UFES e para tanto, utilizo os resultados da coleta de dados e fatos, conseguidos durante a pesquisa para minha Dissertação de Mestrado, defendida no ano de 2001, quando a Escola de Belas Artes completava 50 anos de criação. Saliento que esse material me possibilitou reconstruir parte da história da EBA/Escola de Belas Artes do Espírito Santo, no período que abrange 1951 a 1971, quando nasce o Centro de Artes. Através dessa produção se busca contribuir para o registro histórico da instituição, uma vez que é um livro de natureza histórico descritiva no qual pretendo mostrar além da análise realizada, também registrar e divulgar parte da história da Escola de Belas Artes que deu origem ao CAR/CENTRO DE ARTES/UFES, pois espero com isso, além de abrir portas para outras pesquisas sobre a evolução do ensino da Arte no Espírito Santo, levar ao conhecimento dos egressos, dos estudantes do nosso Centro e também da comunidade acadêmica em geral, um pouco da nossa história, dos nossos caminhos percorridos.
- ItemA longevidade de forma urbana(Edufes, 2024) Botechia, Flavia RibeiroEste fragmento da tese, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, insere-se no campo teórico da morfologia urbana, o qual considera a cidade como um objeto passível de ser estudado, no tempo, a partir de sua forma física ordinária. Com isso, faz uma investigação acerca dos elementos urbanos de maior longevidade, adotando como chave de interpretação a noção de persistências morfológicas. Considerando esse objetivo proposto, o objeto da tese é o processo morfológico de estagnação do traçado urbano, trabalhando com a hipótese de que os elementos públicos e bidimensionais, em especial a rua, são os mais duradouros. Optou-se por prosseguir com essa proposta a partir do estudo de caminhos primitivos e preexistentes, analisando um eixo viário suburbano localizado na porção nordeste da cidade de Vitória, Espírito Santo, denominado Eixo Maruípe. A estratégia metodológica adotada está amparada no método hipotético-dedutivo e nas abordagens morfológicas histórico-geográfica e tipológico-processual, empregando procedimentos de comparação, de análise estrutural e do hiperdesenho.
- ItemA partilha da cidade : a arquitetura e urbanismo entre desejos e simulacros(Edufes, 2025) Almeida, Lutero PröscholdtEsta pesquisa surge da nebulosidade do período que estamos passando. Em tempos em que a opinião pública é moldada pela pós-verdade, cujos fatos já não tem poder de influência. Este Livro tenta entender quem conduz o território da cidade: quem “parte” o território? Ele é realmente “partilhado”? O grande problema de apreender as partilhas na cidade seria entender a multiplicidade que a torna nebulosa, logo, talvez se trate de um problema de outra natureza, talvez seja um problema de representação/interpretação. A hipótese aqui defendida é que a arquitetura e urbanismo está condicionada em simulacros, cujas intenções são simuladas de forma favorecer “partes” específicas. Portanto, existem infinitas possibilidade de simulacro: o simulacro da economia (oikocidade) favorece um Estado econômico déspota, o simulacro do especialista favorece a perda da participação nas cidades, e o simulacro da heterotopia transformou a cidade em cidades cenários. Por outro lado, existe a força dúbia do desejo que preenche e desarticula simulacros.
- ItemAção profissional e inclusão: implicações nas práticas pedagógicas em educação física(Edufes, ) Chicon, José Francisco; Rodrigues, Graciele Massoli; 0000-0003-1689-8604; 0000-0002-0275-0193
- ItemAfricanidades e brasilidades : culturas e territorialidades(Edufes, ) Oliveira, Jurema
- ItemAi de ti, Camburi(Edufes, 2024) Delmaschio, Andréia
- ItemÁlcool, tabaco e outras drogas na atenção básica(Edufes, ) Siqueira, Marluce Mechelli de; https://orcid.org/0000-0002-6706-5015
- ItemAlices e Amálias : processos formativos no trabalho com a política pública de assistência social(Edufes, 2023) Pereira, Júlia Flávia Gomes; Silva, Abigail Marinho da; Tavares, Gilead MarcheziO livro é um convite, a partir de duas dissertações de mestrado, a uma abertura para a inspiração e composições que permeiam encontros da Política de Assistência Social com uma psicologia. As propostas, objetivos e trajetos estão sempre a serem delineados, estão sempre por ser inventados. Cada capítulo se desdobra em inúmeras questões. A partir de uma postura de infância, tomada como forças em tensão permanente, as autoras indicam uma força provocadora de efeitos de criação, mas, também, de recusas e fugas de práticas inúmeras no âmbito da lógica capitalística moderna. O livro se propõe a pensar um campo de forças que se afirma ao resistir criando possíveis e imprevisíveis trajetos. Um devir-criança que produz desvios das subserviências e sujeições que buscam nos deixar reféns de uma lógica que muitas vezes nos faz reagir, tentando limitar nossa potência ativa como viventes. A obra nos propõe outra coisa: uma micropolítica ativa que nos lança à criação de possíveis. Uma micropolítica que, a partir das forças intensivas que nos atravessam, pode desencadear ações que engendram modos outros de vida, distintos daqueles que nos isolam e nos fazem reativos e ressentidos. Alices e Amálias: processos formativos no trabalho com a Política Pública de Assistência Social é uma recusa às diferentes formas de homogeneização e de silenciamento de processos de singularização, de forma que no delineamento da escrita emerge uma força interventiva que nos arranca de lugares confortáveis que muitas vezes ocupamos no mundo acadêmico.
- ItemAprendizagem e desenvolvimento profissional de docentes de Educação Especial: estudo comparado sobre Brasil e Portugal(Edufes, 2025-08-20) Borges, Carline SantosCompreende os processos de aprendizagem e de desenvolvimento profissional dos professores de Educação Especial que atuam no âmbito da educação inclusiva, na educação básica em Vitória/Brasil e em Lisboa e Sintra/Portugal, pela via da formação continuada. Também, caracteriza as políticas de formação continuada de professores de Educação Especial no Brasil e em Portugal; identifica os conhecimentos que os professores consideram necessários nos processos de formação em Educação Especial; analisa os modos de aprendizagem dos professores, tendo em vista o reconhecimento da importância dos momentos formativos que favoreçam o desenvolvimento profissional docente; analisa as possíveis implicações dos processos de formação continuada de professores, nas ações pedagógicas no contexto escolar; e compreende as especificidades de formação, tendo em vista identificar aproximações, diferenças e encontrar sentidos nos processos de formação entre os lócus de estudo. Optou-se pelos Estudos Comparados em Educação e os instrumentos de coleta de dados foram: estudos de caso, em Vitória e em Lisboa e Sintra; entrevistas individuais e coletivas; análise documental; análise de índices educacionais e observação. A perspectiva Histórico-Cultural e os teóricos do campo da formação docente e da Educação Especial embasaram o estudo. Os professores sinalizaram que as formações que possibilitam a partilha de experiências e o estudo de casos reais contribuem para a aprendizagem docente e desenvolvimento profissional. Quanto à formação inicial de professores em uma perspectiva inclusiva, depreendeu-se, a partir do estudo comparado, a necessidade de valorização dos saberes pedagógicos consolidado no campo da Pedagogia. Quanto à formação continuada, é necessário abarcar conteúdos de fundamentos da educação e do atendimento educacional especializado. Quanto às formações continuadas em serviço, poderiam ser centradas nos desafios e possibilidades do contexto escolar e concebida no princípio da educação inclusiva.
- ItemArmazém dos afetos : crônicas(EDUFES, )
- ItemArte hacker : linguagens e materialidades da diferença tecnológica(Edufes, 2024) Hora, Daniel de Souza NevesEste livro trata da constituição de uma teoria da artemídia amparada pela estética e a filosofia contemporânea da diferença. Com essa fundamentação, propomos conceitos relativos os aspectos sensoriais de produções artísticas orientadas pela livre exploração e a transgressão da tecnologia, conforme a chamada cultura hacker. Nosso objetivo é contribuir para uma teoria crítica capaz de lidar efetivamente com as influências da tecnologia informacional sobre a qualidade fenomênica e política do que se considera artístico, em conexão com as controvérsias em torno da ação hacker. Para isso, assumimos que hackear é produzir diferença, conforme McKenzie Wark. Em retrospectiva, revisamos então os paradigmas da heterologia de Jacques Derrida e de Gilles Deleuze. Compomos assim um sistema de análise em que a desconstrução da linguagem derridadiana se conjuga com o empirismo transcendental deleuziano. Esse sistema é empregado no exame de um conjunto selecionado de trabalhos de arte (de nomes como Jodi, Eva & Franco Mattes, Lucas Bambozzi, Electronic Disturbance Theater e Critical Art Ensemble), além de sua respetiva documentação – textos, comentários e registros multimídia e demais informações agregadas à circulação em suportes físicos e virtuais. Submetemos esses dados a um processo de interpretação de linguagem e especulação materialista. Os resultados indicam a relevância da interação objetiva-subjetiva que é intrínseca à transdução entre o código computacional (software) e sua corporificação eletrônica (hardware). Essa situação se expressa em interceptações, pirataria, coletivismo, acidentalidade, transitoriedade territorial e práticas ativistas intermediárias entre linguagem e biopolítica.
- ItemAudiovisualidades contemporâneas : estética, política, tecnologia(Edufes, ) Zanetti, Daniela; Camarneiro, Fabio; Telles, Marcio; 0000-0002-3252-2271; 0000-0002-1767-3610; 0000-0003-3968-0739
- ItemOs bandidos na mesa do café(EDUFES, )