Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10988
Título: Desafios da formação docente em Educação Física : um estudo de caso no mestrado e doutorado acadêmico do CEFD/UFES
Autor(es): Ribeiro, Maique Vinicius Riguete
Orientador: Almeida, Felipe Quintão de
Data do documento: 29-Mar-2019
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: A presente dissertação busca entender a formação ofertada pelo Programa de Pós-graduação do Centro de Educação Física da UFES. Trata-se de um estudo de caso, descritivo e como instrumento de investigação utilizou entrevistas semi-estruturadas com alunos e professores do Programa. Percebemos que o Programa, a partir de sua organização curricular, tem a preocupação de proporcionar uma formação que transcende uma formação especializada. Entendemos que a estrutura do Programa auxilia na formação dos estudantes, a partir das disciplinas; dos grupos de estudos e na relação entre aluno e orientador. A formação de Professores do Programa de Pós-graduação em Educação Física da UFES sofre com a influência do sistema de avaliação da CAPES. Assim, a partir de suas tenções internas e as dificuldades que o Programa enfrenta, percebemos a formação do Programa como fundamental instrumento de capacitação de novos professores universitários.
La presente disertación busca entender la formación ofrecida por el Programa de Posgraduación del Centro de Educación Física de la UFES. Se trata de un estudio de caso, descriptivo y como instrumento de investigación utilizó entrevistas semiestructuradas con alumnos y profesores del Programa. Se percibe que el Programa, a partir de su organización curricular, tiene la preocupación de proporcionar una formación que trasciende una formación especializada. Entendemos que la estructura del programa auxilia en la formación de los estudiantes, a partir de las disciplinas; de los grupos de estudios y en la relación entre alumno y orientador. La formación de Profesores del Programa de Postgrado en Educación Física de la UFES sufre con la influencia del sistema de evaluación de la CAPES. Así, a partir de sus tenencias internas y las dificultades que enfrenta el Programa, percibimos la formación del Programa como instrumento fundamental de capacitación de nuevos profesores universitarios.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10988
Aparece nas coleções:PPGEF - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_13134_Dissertação - Maique Vinicius Riguete Ribeiro.pdf762.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.