Licenciatura EaD em História
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Navegando Licenciatura EaD em História por Autor "Coelho, Fabiano de Souza"
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- ItemA influência da cultura indígena no Espírito Santo durante o século XIX(Universidade Federal do Espírito Santo, 2024) Moreira, Sildete Correia; Coelho, Fabiano de Souza; http://lattes.cnpq.br/2802555703136531Os relatos de presença indígena no cotidiano capixaba se fizeram presente desde o primeiro contato destes povos originários com os europeus e negros escravizados em terras espírito-santense. Desta maneira, a compreensão sobre parte do dia a dia capixaba durante o século XIX somente é possível se for lançada luz a importância cultural de todos os povos existentes no Espírito Santo durante este período. Para se aprofundar nesta questão, este trabalho de conclusão de curso estabeleceu como objetivo geral discutir a importância da cultura indígena para o Espírito Santo durante o século XX, recorrendo, para isto, diferentes fontes de literatura. Assim, esta pesquisa pode ser caracterizada como um estudo bibliográfico de cunho descritivo, que posteriormente permitiu a construção do referencial teórico que embasou as discussões e as análises sobre o tema. Foi possível verificar que não é possível analisar a história do Espírito Santo sem considerar a influência dos indígenas presentes em terras capixabas. Á medida que a vida oitocentista se desenrolava, os indígenas influenciavam de diferentes maneiras o modo como o cotidiano transcorria.
- ItemA tenacidade da fé: Impactos e resistência da CNBB durante a ditadura militar no Brasil (1964-1985)(Universidade Federal do Espírito Santo, 2024) Silva, Maycon Rodrigues da; Coelho, Fabiano de Souza; http://lattes.cnpq.br/2802555703136531O trabalho de Conclusão de Curso tem como tema A Tenacidade da Fé: Impactos e Resistência da CNBB Durante a Ditadura Militar no Brasil (1964-1985), trata sobre o papel desempenhado pela CNBB no período da ditadura militar, e como instituição religiosa, atuou como mediadora dos conflitos e repressões e de movimentos pela garantia de justiça social e dos direitos humanos e da democracia, utilizando a fé católica como instrumento de enfrentamento ao regime militar. O trabalho faz uma análise em materiais disponíveis para pequisa no Google Acadêmico sobre as ações da CNBB para promover a paz, a segurança e os direitos das pessoas que estavam sendo marginalizadas dentro de um governo de exceção. Além disso, fala sobre o protagonismo de Dom Hélder Câmara e Dom Paulo Evaristo Arns que foram líderes importantes dentro das pastorais e quanto a denúnicias sobre torturas, censura, prisão e desaparecimento de pessoas consideradas subversivas aos olhos do governo. O trabalho faz uma análise de quatro documentos emitidos pelas Assembléias da CNBB entre a década de 1970-1980 que afirma sobre a participação da CNBB no processo de redemocratização do Brasil.
- ItemCongo: Resgate da identidade e combate ao preconceito étnico-racial na comunidade de zona rural Rio Claro-Guarapari (2014 a 2023)(Universidade Federal do Espírito Santo, 2024) Martins, Patrícia de Almeida; Coelho, Fabiano de Souza; http://lattes.cnpq.br/2802555703136531O preconceito étnico-racial é um problema persistente no Brasil, afetando particularmente as comunidades afro-brasileiras. Em Rio Claro-Guarapari, no Espírito Santo, a manifestação cultural do Congo, que combina música, dança e religiosidade, é um pilar da identidade afro-brasileira local, mas enfrenta desafios devido ao racismo estrutural. Esta pesquisa investiga como o Congo contribui para o resgate da identidade e o enfrentamento do preconceito etnico-racial entre 2014 a 2023. Através de uma abordagem qualitativa, com entrevistas com mestres do Congo, o estudo analisa o Congo como uma prática cultural de resistência e sua importância para a preservação da cultura afro-brasileira. O Congo é reconhecido como um patrimônio cultural imaterial e um meio de fortalecimento da autoestima e resistência contra a marginalização histórica. A pesquisa também enfatiza a necessidade de políticas públicas para preservar e promover essas manifestações culturais, essenciais para a construção de uma sociedade mais igualitária e diversa.
- ItemHistória pública e os desafios/dificuldades dos professores em tempos da pós-verdade: um estudo de caso numa escola da rede estadual da cidade de Mantenópolis-ES(Universidade Federal do Espírito Santo, 2024) Guerra, Rayana Evangelista Menegazzo; Coelho, Fabiano de Souza; http://lattes.cnpq.br/2802555703136531O trabalho apresenta análises sobre o conceito de pós-verdade e como ela impacta o ensino de história na atualidade, bem como as práticas pedagógicas utilizadas em sala de aula. Pensando no contexto atual em que as desinformações estão presentes nos diversos meios de comunicações digitais. O texto investigou através de pesquisas de campo em uma Escola Estadual no Município de Mantenópolis - ES e para compreender sobre os desafios enfrentados pelos professores de História no contexto da pós-verdade, foi realizada uma entrevista com professor de História sobre os desafios que o mesmo enfrenta para aplicar práticas pedagógicas que oportunize ao aluno se desenvolver nos assuntos pertinentes a disciplina, além de aprender como analisar uma informação no sentido de encontrar a veracidade dos fatos. Para desenvolver o trabalho foram utizados vários arquivos, teses, dissertações e levantamentos teóricos disponíveis no Google Acadêmico para dar embasamento ao texto. Desse modo o contexto contexto da pós-verdade tem impactado o ensino de História, pois com tantos campos de acesso a informação, o indivíduo tende a acreditar nas desinformações e se quer buscam a compreensão do contexto histórico abordado.
- ItemInquisição judaica no Brasil Colonial: perseguições de cristãos-novos, sofridas em um mundo novo, moldado por velhos preconceitos(Universidade Federal do Espírito Santo, 2024) Queres, Eliene Calixto Nascimento; Coelho, Fabiano de Souza; http://lattes.cnpq.br/2802555703136531O trabalho traz como abordagem as perseguições sofridas pelos cristãos-novos no Brasil colonial. Apresenta a definição do que são os cristãos-novos, traz alguns conceitos e contextos históricos do período em que ocorreram as visitações dos Inquisidores. Enfatiza sobre como se davam o processo de inquisição, os tipos de atos que eram considerados como crimes e passíveis de condenação, os métodos utilizados para torturar e punir e sobre os tipos de execuções que eram utlizadas no período. A produção do trabalho foi feita em artigos que tratam sobre o Tribunal do Santo Ofício e os julgamentos que eram impulsionados por preconceitos religiosos e sociais quase sempre em relação aos judeus recém-convertidos ao cristianismo que praticavam sua religiosidade em segredo. Além disso apresenta alguns casos resumidos de pessoas que sofreram com a inquisição e a semelhança entre o processo da Inquisição e os processo judiciais do país, e ainda descreve casos de crimes que foram denunciados e confissões feitas ao inquisidor no momento da visitação ao Brasil. Por meio de levantamentos bibliográficos e estudo de casos, o trabalho busca a reflexão sobre a importância de entender todos os processos históricos que envolvem a intolerância e os preconceitos que permanecem na contemporaneidade.
- ItemLutero e a educação: A influência do reformador na educação na Alemanha do século XVI(Universidade Federal do Espírito Santo, 2024) Dantas, Kaio Victor; Coelho, Fabiano de Souza; http://lattes.cnpq.br/2802555703136531Ao longo da história, torna-se perceptível os diversos processos de rupturas e continuidades, e isso se dá em diversos aspectos, como a história da Educação. Atualmente, veicula-se ser a Educação um direito de todos, sendo responsabilidade do Estado a oferta pelo serviço. No processo histórico, é notório que, em certos períodos, o acesso à Educação ficou restrito a poucos, contudo, em alguns momentos, como na transição para a Modernidade, algumas vozes se ergueram, argumentando que esse acesso pudesse ser fornecido amplamente. Nesse contexto, destaca-se o reformador Martinho Lutero, monge agostiniano que se destacou no contexto da Reforma Protestante, ainda, pela reverberação de seus escritos “Aos conselhos de todas as cidades da Alemanha” e “Lugar de criança e na Escola – um apelo aos pais” que influenciaram a dinâmica da Educação na Alemanha do Século XVI, o que ultrapassou séculos e limites territoriais, influenciando consideravelmente a Educação contemporânea. Para essa apreciação será usada como método a análise do discurso.
- ItemMovimento diretas já e seu impacto na política Brasileira(Universidade Federal do Espírito Santo, 2024) Fontoura, Gilmar Rodrigues; Coelho, Fabiano de Souza; http://lattes.cnpq.br/2802555703136531Esta monografia apresenta um estudo sobre a Ditadura Civil-Militar de 1964-1985 a partir de uma pesquisa de natureza bibliográfica e de documentos oficiais e fontes midiáticas como jornais e revistas que trouxeram riqueza na investigação devido ao valor da imprensa neste período da ditadura militar. O objetivo desse trabalho é contribuir para a formação acadêmica e analisar o movimento das Diretas Já e seu impacto na política brasileira. Por questões didáticas o trabalho é iniciado com uma contextualização histórica do governo ditatorial desde o golpe civil-militar em 1964 até o período de transição política, destacando o conceito, antecedentes e condicionante do Movimento Diretas Já no Brasil. O segundo capítulo traz a narrativa sobre as principais lideranças das Diretas Já, dando visibilidade para a Emenda Constitucional Dante de Oliveira que tinha por objetivo reinstaurar as eleições diretas para presidente da República no Brasil e mesmo com a sua rejeição, a emenda foi essencial para unir a população e vozes de diferentes opiniões políticas por um ideal comum, a volta da democracia por meio das eleições. As manifestações das Diretas concluíram o processo de enfraquecimento da ditadura. Mesmo continuando indiretas, por causa da derrota da emenda, as eleições pelo colégio eleitoral consagraram o candidato da oposição, o civil Tancredo Neves em 1985. Tal dinâmica contribuiu para o desmonte da ditadura e a construção da Nova República. Por fim, o terceiro capítulo disserta sobre as mudanças sociais e políticas após as Diretas Já e ressalta a democracia como palavra de ordem para este período trazendo a literatura de Bobbio que nos oferece uma análise comparativa entre ditadura e democracia e destaca as diferenças fundamentais entre os dois regimes. Para Bobbio, a democracia é caracterizada pelo respeito às regras e pela garantia dos direitos fundamentais, como a liberdade de expressão, a igualdade política e a participação cidadã no processo de tomada de decisões.
- ItemO ensino de história e a importância da formação dos educadores para atuar com inclusão e sua diversidade(Universidade Federal do Espírito Santo, 2024) Santos, Lianara Gomes dos; Coelho, Fabiano de Souza; http://lattes.cnpq.br/2802555703136531Atualmente ainda tem muitos profissionais desqualificados sem a experiência da prática com os diversos estudantes com necessidade específica e a temática da inclusão é complexa e desperta diferentes reflexões acerca de qual é o tipo de inclusão que o aluno e sua família desejam e qual é a forma de inclusão que o sistema educacional está disposto e preparado a garantir. Conciliar esses desejos e possibilidades nem sempre é uma tarefa simples e justamente por isso, na prática, o diálogo e a busca por soluções são tão necessários. Lei nº 9.394 (BRASIL, 1996), estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional/LDBEN, e em seu capítulo V, dispõe quanto à educação especial, entendendo-a como, uma modalidade de educação escolar, oferecida, preferencialmente, na rede regular de ensino, para alunos portadores de necessidades especiais. A referida lei delibera também sobre os sistemas de ensino, que deverão assegurar os currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e a organização específica para atender às necessidades de aprendizagem desses alunos. A formação dos educadores e a ampliação de seus conhecimentos favorecem, além do desenvolvimento infantil nos mais variados aspectos e a ampliação das experiências das crianças, a formação da cidadania, almejando uma educação de qualidade que contribua para a formação de sujeitos críticos, criativos, responsáveis, cooperativos, autônomos e participativos (Freire, 2014). A formação continuada do professor precisa acontecer de forma a enriquecer seus conhecimentos teórico-práticos e, ao mesmo tempo, promovendo espaço para que possa partilhar de suas vivências, dificuldades, medos e descobertas. Neste processo interação e discussão com outros profissionais será possível a descoberta de novas estratégias pedagógicas. Também é importante que o professor tenha determinadas vivências, como visitas a museus, teatros e outros, para ampliar o seu universo cultural (Lopes, 2014; Novais, 2010).
- ItemO papel da Igreja Católica na Idade Média(Universidade Federal do Espírito Santo, 2024) Costalonga, Eliane Miranda Rodrigues; Coelho, Fabiano de Souza; http://lattes.cnpq.br/2802555703136531Durante a Idade Média, a Igreja Católica foi uma das instituições mais poderosas e influentes, desempenhando um papel central em várias esferas da vida medieval, incluindo religião, política, economia e educação. Ao longo deste período, a Igreja não apenas guiou a vida espiritual dos indivíduos, mas também foi uma força crucial na organização da sociedade. Jacques Le Goff, em A Cvilização do Ocidente Medieval (2004), destaca que a Igreja teve um papel fundamental na formação de uma identidade cristã comum, transcendente às diversas divisões políticas da Europa. Ela foi responsável por unificar as populações medievais sob a doutrina cristã e, assim, moldou o pensamento medieval, influenciando diretamente a organização do cotidiano e a visão de mundo de grande parte da população. Além disso, a Igreja exerceu uma enorme influência política. A relação entre o papado e os monarcas seculares foi frequentemente marcada por conflitos e disputas de poder. Brian Tierney, em A Igreja e o Estado na Idade Média (1987), analisa como o poder papal, em muitos momentos, se sobrepunha ao dos governantes seculares, criando tensões e, por vezes, rivalidades. A Igreja não apenas atuava como mediadora entre Deus e os homens, mas também influenciava as decisões políticas, moldando leis e estruturas governamentais. O poder da Igreja era também econômico, com grandes propriedades de terras e o sistema de dízimos, que lhe conferiam vastos recursos para sustentar suas atividades. A educação também foi um dos campos em que a Igreja teve um papel significativo. As ordens monásticas, como os beneditinos, preservaram o saber da Antiguidade e criaram escolas que se tornaram as primeiras universidades da Europa. Emmanuel Le Roy Ladurie, em A História Social da Idade Média (1978), enfatiza o papel da Igreja na preservação e transmissão do conhecimento, particularmente os textos clássicos que influenciaram o pensamento medieval e, posteriormente, o Renascimento. Além disso, a Igreja foi a principal responsável por organizar o ensino, criando centros de estudo como as universidades de Paris e Bolonha; também desempenhou um papel crucial nas Cruzadas e na Inquisição. Durante as Cruzadas, a Igreja liderou expedições militares com o objetivo de expandir o cristianismo e recuperar a Terra Santa. Thomas Madden, em A História das Cruzadas (2013), descreve como essas campanhas foram usadas para consolidar o poder papal e expandir a influência da Igreja na Europa. Já a Inquisição foi uma ferramenta de controle social, usada para erradicar heresias e garantir a unidade religiosa. A repressão de movimentos dissidentes foi fundamental para o fortalecimento da autoridade eclesiástica.
- ItemOs desafios para o ensino de história na Escola Jorge Bragança no pós-ascensão da extrema direita(Universidade Federal do Espírito Santo, 2024) Pereira, Rafael Martins; Coelho, Fabiano de Souza; http://lattes.cnpq.br/2802555703136531Nos últimos anos, o cenário político brasileiro tem sido marcado por intensas transformações, especialmente com a ascensão de movimentos conservadores e de extrema direita. Este fenômeno tem gerado profundas repercussões no campo educacional, particularmente no ensino de História, área fundamental para a formação de cidadãos. A pesquisa visa analisar o impacto do fortalecimento da extrema direita no Brasil e como esse fenômeno tem tornado o ensino de História mais desafiador. Esta pesquisa justifica-se pela necessidade de compreender os desafios enfrentados no ensino de História na Escola Jorge Bragança (Nome fictício), no contexto pós-ascensão da extrema direita. O estudo busca analisar como essa ideologia tem impactado a abordagem do ensino histórico. Dessa maneira, o objetivo geral da pesquisa foi investigar e compreender os desafios para os professores de História que atuam na Escola Estadual de Ensino Médio Jorge Bragança, diante no pós-ascensão da extrema direita.
- ItemTodas as cartas: as revoluções político-culturais silenciosas de Clarice Lispector(Universidade Federal do Espírito Santo, 2024) Camargo, Amanda Pupin de; Coelho, Fabiano de Souza; http://lattes.cnpq.br/2802555703136531O presente trabalho explora as cartas remetidas por Clarice Lispector, publicadas em Todas as Cartas, com o objetivo de compreender como essas correspondências, remetidas entre as décadas de 40 e 70, revelam aspectos pessoais, culturais e políticos de sua vida. A pesquisa investiga os posicionamentos, diretos ou implícitos, da escritora diante das questões sociopolíticas e culturais do Brasil, em especial durante os períodos de repressão e censura, como o Estado Novo e a Ditadura Militar. A análise evidencia que as missivas vão além de reflexões íntimas e familiares, apresentando também nuances de resistência subjetiva às imposições da época. Dividida em três capítulos, a pesquisa se inicia com uma abordagem biográfica, destacando a construção da identidade de Clarice como escritora brasileira, apesar de suas raízes estrangeiras. O segundo capítulo analisa o contexto histórico-político do Brasil, enfatizando os desafios culturais enfrentados por intelectuais e artistas. Por fim, o terceiro capítulo investiga as cartas como expressão das “revoluções silenciosas” de Clarice, revelando reflexões sobre família, sociedade e literatura. Com base nessa análise das cartas e da construção da pesquisa, conclui-se que as cartas de Clarice Lispector são fontes valiosas para a compreensão de sua vida pessoal e pública, bem como de sua visão crítica diante dos cenários culturais e políticos de sua época. Mesmo em um contexto limitado pela sua ligação diplomática, suas correspondências demonstram uma resistência sutil e coerente, travando batalhas silenciosas contra as desigualdades e limitações impostas ao longo de sua trajetória pessoal e profissional.
- ItemUma proposta de educação como prática pedagógica decolonial: as bandas de congo na escola de Viana-ES(Universidade Federal do Espírito Santo, 2024) Aguiar, Wanderlei Porto do Nascimento; Coelho, Fabiano de Souza ; http://lattes.cnpq.br/2802555703136531