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Navegando Licenciatura por Assunto "Ensino"
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- ItemEnsino de geografia e utilização de mapas/cartografia como metodologia de aprendizagem(Universidade Federal do Espírito Santo, 2023) Silva, Laysa Gracielly Cuzzuol da; Coelho, André Luiz Nascentes; https://orcid.org/0000-0001-9068-495X; http://lattes.cnpq.br/7506224671150309A educação atravessou diversos períodos históricos e passou por várias transformações ao longo do tempo, incluindo o campo do ensino da Geografia. Em particular, o uso de mapas temáticos como prática metodológica sofreu modificações significativas. No entanto, é notável que, ao longo dessas mudanças, o uso de mapas tem se distanciado cada vez mais da realidade da sala de aula. Nesse contexto, é importante considerar os mapas como recursos facilitadores do processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo analisar as práticas didático-metodológicas relacionadas ao uso de mapas (analógicos e digitais) no ensino de Geografia. Buscamos compreender as contribuições dos mapas nas aulas de Geografia, identificar possíveis problemas de metodologia e investigar como esses recursos didáticos são utilizados nas aulas. Para alcançar esses objetivos, realizamos um levantamento bibliográfico consultando diversos autores, como Cavalcanti (2012), Castrogiovanni (2007) e Callai (2015), entre outros. Apesar de sua importância, os mapas são pouco utilizados no ensino. A Cartografia é apresentada como uma linguagem que auxilia na alfabetização geográfica dos alunos, permitindo a interpretação do espaço por meio dos mapas. A leitura de mapas é enfatizada como uma ferramenta para compreender e comunicar fenômenos geográficos. No entanto, nas salas de aula, a abordagem da Cartografia ainda é limitada ao seu conteúdo, sem explorar as habilidades cartográficas dos alunos. É importante refletir sobre práticas metodológicas que estimulem o desenvolvimento dessas habilidades em cada estudante.
- ItemO uso do setor censitário no ensino em geografia(Universidade Federal do Espírito Santo, 2024) Belloti, Gustavo Carvalho; Campos Junior, Carlos Teixeira de; https://orcid.org/0009-0001-4781-2650; http://lattes.cnpq.br/1824084960858825O presente trabalho propõe explorar as potencialidades do setor censitário como um recurso pedagógico no ensino em Geografia, com foco no Ensino Fundamental. Inicialmente, examina-se o conceito e a importância do setor censitário na coleta e análise de dados demográficos e socioeconômicos, visando identificar suas contribuições para o aprendizado dos alunos e professores, relacionando-o ao conceito de lugar no ensino em Geografia. Nessa perspectiva, a pesquisa investiga como as competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) podem ser desenvolvidas por meio da utilização do setor censitário, destacando sua aplicabilidade no contexto escolar. Além disso, são apresentadas algumas ferramentas, como a Ferramenta Panorama - Censo 2022, a PGI - Plataforma Geográfica Interativa e o Google Earth, que estão relacionadas às geotecnologias e habilidades cartográficas e espaciais. Em seguida apresenta-se uma proposta de prática de utilização do setor censitário em sala de aula a partir do estudo do lugar de vivência do aluno.