EDUFES - E-Livros
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A EDUFES tem como objetivo a publicação de livros técnicos e científicos de destacada relevância, produzidos por professores, estudantes e técnicos administrativos da Ufes, que multiplicam a produção acadêmica da Universidade Federal do Espírito Santo, contribuindo para a difusão do conhecimento.
A Editora da Ufes é uma unidade vinculada à Superintendência de Cultura e Comunicação da Universidade Federal do Espírito Santo. Criada em 1995, tem sua produção definida por um Conselho Editorial formado por representantes de todos os Centros de Ensino da Ufes, que se reúne periodicamente para análise dos originais recebidos.
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- ItemA Escola de Belas Artes: gênese do Centro de Artes da Ufes: um pouco da sua história(Edufes, 2025-08-20) Simões, VeraEsse projeto de pesquisa tem por finalidade transformar minha Dissertação de Mestrado em livro, em parceria com o Centro de Artes/Ufes, que neste ano de 2021, faz 50 anos, pois neste livro vou contar a História da Escola de Belas Artes, a semente da qual nasceu o CAR/Centro de Artes - UFES e para tanto, utilizo os resultados da coleta de dados e fatos, conseguidos durante a pesquisa para minha Dissertação de Mestrado, defendida no ano de 2001, quando a Escola de Belas Artes completava 50 anos de criação. Saliento que esse material me possibilitou reconstruir parte da história da EBA/Escola de Belas Artes do Espírito Santo, no período que abrange 1951 a 1971, quando nasce o Centro de Artes. Através dessa produção se busca contribuir para o registro histórico da instituição, uma vez que é um livro de natureza histórico descritiva no qual pretendo mostrar além da análise realizada, também registrar e divulgar parte da história da Escola de Belas Artes que deu origem ao CAR/CENTRO DE ARTES/UFES, pois espero com isso, além de abrir portas para outras pesquisas sobre a evolução do ensino da Arte no Espírito Santo, levar ao conhecimento dos egressos, dos estudantes do nosso Centro e também da comunidade acadêmica em geral, um pouco da nossa história, dos nossos caminhos percorridos.
- ItemA longevidade de forma urbana(Edufes, 2024) Botechia, Flavia RibeiroEste fragmento da tese, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, insere-se no campo teórico da morfologia urbana, o qual considera a cidade como um objeto passível de ser estudado, no tempo, a partir de sua forma física ordinária. Com isso, faz uma investigação acerca dos elementos urbanos de maior longevidade, adotando como chave de interpretação a noção de persistências morfológicas. Considerando esse objetivo proposto, o objeto da tese é o processo morfológico de estagnação do traçado urbano, trabalhando com a hipótese de que os elementos públicos e bidimensionais, em especial a rua, são os mais duradouros. Optou-se por prosseguir com essa proposta a partir do estudo de caminhos primitivos e preexistentes, analisando um eixo viário suburbano localizado na porção nordeste da cidade de Vitória, Espírito Santo, denominado Eixo Maruípe. A estratégia metodológica adotada está amparada no método hipotético-dedutivo e nas abordagens morfológicas histórico-geográfica e tipológico-processual, empregando procedimentos de comparação, de análise estrutural e do hiperdesenho.
- ItemA partilha da cidade : a arquitetura e urbanismo entre desejos e simulacros(Edufes, 2025) Almeida, Lutero PröscholdtEsta pesquisa surge da nebulosidade do período que estamos passando. Em tempos em que a opinião pública é moldada pela pós-verdade, cujos fatos já não tem poder de influência. Este Livro tenta entender quem conduz o território da cidade: quem “parte” o território? Ele é realmente “partilhado”? O grande problema de apreender as partilhas na cidade seria entender a multiplicidade que a torna nebulosa, logo, talvez se trate de um problema de outra natureza, talvez seja um problema de representação/interpretação. A hipótese aqui defendida é que a arquitetura e urbanismo está condicionada em simulacros, cujas intenções são simuladas de forma favorecer “partes” específicas. Portanto, existem infinitas possibilidade de simulacro: o simulacro da economia (oikocidade) favorece um Estado econômico déspota, o simulacro do especialista favorece a perda da participação nas cidades, e o simulacro da heterotopia transformou a cidade em cidades cenários. Por outro lado, existe a força dúbia do desejo que preenche e desarticula simulacros.
- ItemAção profissional e inclusão: implicações nas práticas pedagógicas em educação física(Edufes, ) Chicon, José Francisco; Rodrigues, Graciele Massoli; 0000-0003-1689-8604; 0000-0002-0275-0193
- ItemAfricanidades e brasilidades : culturas e territorialidades(Edufes, ) Oliveira, Jurema
- ItemAfricanidades e brasilidades : ensino, pesquisa e crítica - 2. ed. rev. e atual.(Edufes, ) Oliveira, Jurema; Soares, Luis Eustáquio
- ItemAi de ti, Camburi(Edufes, 2024) Delmaschio, Andréia
- ItemÁlcool, tabaco e outras drogas na atenção básica(Edufes, ) Siqueira, Marluce Mechelli de; https://orcid.org/0000-0002-6706-5015
- ItemAlices e Amálias : processos formativos no trabalho com a política pública de assistência social(Edufes, 2023) Pereira, Júlia Flávia Gomes; Silva, Abigail Marinho da; Tavares, Gilead MarcheziO livro é um convite, a partir de duas dissertações de mestrado, a uma abertura para a inspiração e composições que permeiam encontros da Política de Assistência Social com uma psicologia. As propostas, objetivos e trajetos estão sempre a serem delineados, estão sempre por ser inventados. Cada capítulo se desdobra em inúmeras questões. A partir de uma postura de infância, tomada como forças em tensão permanente, as autoras indicam uma força provocadora de efeitos de criação, mas, também, de recusas e fugas de práticas inúmeras no âmbito da lógica capitalística moderna. O livro se propõe a pensar um campo de forças que se afirma ao resistir criando possíveis e imprevisíveis trajetos. Um devir-criança que produz desvios das subserviências e sujeições que buscam nos deixar reféns de uma lógica que muitas vezes nos faz reagir, tentando limitar nossa potência ativa como viventes. A obra nos propõe outra coisa: uma micropolítica ativa que nos lança à criação de possíveis. Uma micropolítica que, a partir das forças intensivas que nos atravessam, pode desencadear ações que engendram modos outros de vida, distintos daqueles que nos isolam e nos fazem reativos e ressentidos. Alices e Amálias: processos formativos no trabalho com a Política Pública de Assistência Social é uma recusa às diferentes formas de homogeneização e de silenciamento de processos de singularização, de forma que no delineamento da escrita emerge uma força interventiva que nos arranca de lugares confortáveis que muitas vezes ocupamos no mundo acadêmico.
- ItemAprendizagem e desenvolvimento profissional de docentes de Educação Especial: estudo comparado sobre Brasil e Portugal(Edufes, 2025-08-20) Borges, Carline SantosCompreende os processos de aprendizagem e de desenvolvimento profissional dos professores de Educação Especial que atuam no âmbito da educação inclusiva, na educação básica em Vitória/Brasil e em Lisboa e Sintra/Portugal, pela via da formação continuada. Também, caracteriza as políticas de formação continuada de professores de Educação Especial no Brasil e em Portugal; identifica os conhecimentos que os professores consideram necessários nos processos de formação em Educação Especial; analisa os modos de aprendizagem dos professores, tendo em vista o reconhecimento da importância dos momentos formativos que favoreçam o desenvolvimento profissional docente; analisa as possíveis implicações dos processos de formação continuada de professores, nas ações pedagógicas no contexto escolar; e compreende as especificidades de formação, tendo em vista identificar aproximações, diferenças e encontrar sentidos nos processos de formação entre os lócus de estudo. Optou-se pelos Estudos Comparados em Educação e os instrumentos de coleta de dados foram: estudos de caso, em Vitória e em Lisboa e Sintra; entrevistas individuais e coletivas; análise documental; análise de índices educacionais e observação. A perspectiva Histórico-Cultural e os teóricos do campo da formação docente e da Educação Especial embasaram o estudo. Os professores sinalizaram que as formações que possibilitam a partilha de experiências e o estudo de casos reais contribuem para a aprendizagem docente e desenvolvimento profissional. Quanto à formação inicial de professores em uma perspectiva inclusiva, depreendeu-se, a partir do estudo comparado, a necessidade de valorização dos saberes pedagógicos consolidado no campo da Pedagogia. Quanto à formação continuada, é necessário abarcar conteúdos de fundamentos da educação e do atendimento educacional especializado. Quanto às formações continuadas em serviço, poderiam ser centradas nos desafios e possibilidades do contexto escolar e concebida no princípio da educação inclusiva.
- ItemArmazém dos afetos : crônicas(EDUFES, )
- ItemArte contemporânea : estratégias, poéticas e ensaios sobre arte capixaba(Edufes, ) Cirillo, José; Grando, Angela; 0000-0001-6864-3553; 0000-0001-7884-7322
- ItemArte hacker : linguagens e materialidades da diferença tecnológica(Edufes, 2024) Hora, Daniel de Souza NevesEste livro trata da constituição de uma teoria da artemídia amparada pela estética e a filosofia contemporânea da diferença. Com essa fundamentação, propomos conceitos relativos os aspectos sensoriais de produções artísticas orientadas pela livre exploração e a transgressão da tecnologia, conforme a chamada cultura hacker. Nosso objetivo é contribuir para uma teoria crítica capaz de lidar efetivamente com as influências da tecnologia informacional sobre a qualidade fenomênica e política do que se considera artístico, em conexão com as controvérsias em torno da ação hacker. Para isso, assumimos que hackear é produzir diferença, conforme McKenzie Wark. Em retrospectiva, revisamos então os paradigmas da heterologia de Jacques Derrida e de Gilles Deleuze. Compomos assim um sistema de análise em que a desconstrução da linguagem derridadiana se conjuga com o empirismo transcendental deleuziano. Esse sistema é empregado no exame de um conjunto selecionado de trabalhos de arte (de nomes como Jodi, Eva & Franco Mattes, Lucas Bambozzi, Electronic Disturbance Theater e Critical Art Ensemble), além de sua respetiva documentação – textos, comentários e registros multimídia e demais informações agregadas à circulação em suportes físicos e virtuais. Submetemos esses dados a um processo de interpretação de linguagem e especulação materialista. Os resultados indicam a relevância da interação objetiva-subjetiva que é intrínseca à transdução entre o código computacional (software) e sua corporificação eletrônica (hardware). Essa situação se expressa em interceptações, pirataria, coletivismo, acidentalidade, transitoriedade territorial e práticas ativistas intermediárias entre linguagem e biopolítica.