EDUFES - E-Livros

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A EDUFES tem como objetivo a publicação de livros técnicos e científicos de destacada relevância, produzidos por professores, estudantes e técnicos administrativos da Ufes, que multiplicam a produção acadêmica da Universidade Federal do Espírito Santo, contribuindo para a difusão do conhecimento. A Editora da Ufes é uma unidade vinculada à Superintendência de Cultura e Comunicação da Universidade Federal do Espírito Santo. Criada em 1995, tem sua produção definida por um Conselho Editorial formado por representantes de todos os Centros de Ensino da Ufes, que se reúne periodicamente para análise dos originais recebidos.

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Submissões Recentes

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    Educação ambiental autopoiética na Baía de Vitória(ES)
    (Edufes, 2024) Gonzalez, Soler; https://orcid.org/0000-0003-2572-5449; http://lattes.cnpq.br/5829639085638451
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    O curso de Serviço Social da Ufes : memória, afetos e história
    (Edufes, 2024) Serpa, Ana Maria Petronetto (Org.)
    A coletânea "O curso de Serviço Social da Ufes: memória, afetos e história" resgata a história de ensino, pesquisa e extensão da unidade, nesses cinquenta anos, e de articulação da experiência concreta vivida pelos sujeitos sociais do curso com as realidades brasileira e latino-americana, através da participação em movimentos da sociedade, da universidade e do serviço social. Há uma preocupação central com a construção democrática, a justiça social e a efetivação do projeto ético-político da profissão, construído a partir de meados dos anos 1970, que coincide com a criação do curso.
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    Fundamentos Teóricos da Comunicação Popular, Comunitária e Alternativa
    (Edufes, 2024) Cicilia M. Krohling Peruzzo
    O livro Fundamentos teóricos da Comunicação Popular, Comunitária e Alternativa — que entre as congruências e as especificidades da comunicação, da mídia alternativa e/ou do jornalismo popular, do comunitário, do alternativo e da mídia independente, acrescidas de outras denominações que se referem a esse fenômeno comunicacional que transborda as barreiras e os limites dos mainstream mídia e dos usos convencionais das mídias digitais corporativas — atende ao interesse crescente que essas temáticas têm desfrutado na pesquisa acadêmica no Brasil e às práticas sociais movimentadas por centenas de iniciativas. As recriações, as inovações, as dúvidas, as incógnitas, as interfaces e as exclusões ajudam a tornar essa área de estudo bastante movediça. Nesta obra, o leitor vai encontrar uma tentativa de fundamentar perspectivas epistemológicas e teóricas, mas tendo como sinalizador as práticas desenvolvidas por atores — coletivos e individuais — no exercício do direito de comunicar. São oito capí tulos que tentam reunir algumas perspectivas da práxis da comunicação no contexto dos movimentos sociais populares e comunidades cívicas, e para além deles, pois presta-se atenção também aos usos da dita mídia independente, mas conservadores extremistas, que ultrapassam os contornos da mídia emancipadora e progressista.
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    Música e matemática
    (Edufes, 2024) Campos, Gean Pierre da Silva
    Esse livro tem como foco principal explorar como obras musicais de Villa-Lobos são passíveis de serem lidas ou analisadas por meio de uma racionalidade matemática. O intuito é buscar um enfoque didático – alternativa didática – para a abordagem de conceitos oriundos da Teoria dos Conjuntos, baseados nos estudos do matemático Georg Cantor (Teoria Ingênua dos Conjuntos) e nos estudos de Allen Forte (Teoria dos Conjuntos aplicada à Música). Busca-se trazer para o universo da Música e da Matemática ambas as teorias, por meio de um enfoque transdisciplinar, e situar o saber em regiões em que o aspecto afetivo já adquiriu níveis capazes de dar sentido ao conhecimento e propiciar a assimilação de significados relacionados à outra área. Em busca desses objetivos, e ainda estudar possíveis indicações das relações entre Matemática e Música em um cenário didático/pedagógico, essa obra lança mão da afetividade, transdisciplinaridade e pensamento analógico como forma de articular áreas aparentemente distantes, mas com forte semelhança em suas estruturas. Esse estudo pretende explorar (1) trabalhos que usaram a Teoria dos Conjuntos em análises de obras de Villa-Lobos, (2) processos criativos e composicionais presentes em obras musicais de Villa-Lobos, (3) técnicas matemáticas de análise musical, (4) tipos e estruturas matemáticas que possam auxiliar em análises musicais e verificar de que maneira a racionalidade matemática está presente na composição musical. Ao pesquisar trabalhos que usaram a Teoria dos Conjuntos em análise musical de obras de Villa-Lobos essa obra preenche uma lacuna na teoria musical e evidencia estruturas matemáticas que auxiliam na análise musical, mostrando a presença da racionalidade matemática. Uma das grandes contribuições desse trabalho é estabelecer relações de analogia entre conteúdos do currículo da matemática, frequentemente traduzidos por códigos numéricos, e aspectos da área musical, reconhecidos por sons.
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    Livros, leitura & literatura : reflexões de escritores, leitores, pesquisadores e professores
    (Edufes, 2024) Maria Amélia Dalvi; Cleonara Maria Schartz; Marta Passos Pinheiro
    Este livro é fruto tanto do trabalho do grupo de pesquisa “Literatura e Educação” (DGP/CNPq) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita, quanto de parcerias interinstitucionais, com estudiosos e escritores convidados – e a alguns dos quais abertamente pedimos licença para republicação de textos seus que, ao longo dos anos de funcionamento do grupo e do núcleo, inspiraram e fundamentaram nossas discussões. Os trabalhos científicos que constituem este livro são fruto de pesquisas de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado financiadas com bolsas da Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Outros, como o artigo de abertura, decorrem de projetos específicos que concorreram a editais de fomento e foram contemplados. Alguns outros textos, porém, assumem a forma de depoimento pessoal – de modo que decorrem do desejo e da paixão dos autores pelas questões aqui implicadas: esses, talvez, não sofram o prejuízo dessa distância. Há pelo menos 3 categorias de trabalhos: a) artigos científicos; b) depoimentos e textos memorialísticos; e c) reflexões de escritores, professores e leitores sobre o próprio ofício. Entendemos que essa multiplicidade de olhares contribui para uma compreensão mais larga acerca das interrelações entre livros, leitura e literatura, que foi o que, desde o início, esteve em mira.