EDUFES - E-Livros

URI Permanente para esta coleção

A EDUFES tem como objetivo a publicação de livros técnicos e científicos de destacada relevância, produzidos por professores, estudantes e técnicos administrativos da Ufes, que multiplicam a produção acadêmica da Universidade Federal do Espírito Santo, contribuindo para a difusão do conhecimento. A Editora da Ufes é uma unidade vinculada à Superintendência de Cultura e Comunicação da Universidade Federal do Espírito Santo. Criada em 1995, tem sua produção definida por um Conselho Editorial formado por representantes de todos os Centros de Ensino da Ufes, que se reúne periodicamente para análise dos originais recebidos.

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 303
  • Item
    Educação física escolar: currículo, prática pedagógica, metodologias, formação docente
    (Edufes, 2025) Antonio Carlos Moraes; Luiz Alexandre Oxley da Rocha; Nelson Figueiredo de Andrade Filho
    Apresenta um conjunto de pesquisas de mestrado profissional em educação física escolar do núcleo da Ufes do PROEF. Trata-se, portanto, do volume III da obra, uma vez que o livro da primeira turma já foi publicado e o da segunda já foi produzido. Reúne textos sobre diversas intervenções que os/as docentes realizaram nas escolas com o intuito de transformar as práticas pedagógicas e a formação em Educação Física Escolar. Os estudos abrangem experiências de pesquisa que vão desde à Educação Infantil ao Ensino Médio, desenvolvidas pelos/as próprios/as docentes, com supervisão de seus/suas orientadores/as, no Estado do Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro.
  • Item
    O cru e o cozido: diálogos com a cerâmica contemporânea
    (Edufes, 2025-10-23) Frade, Isabela.; Paste, Rosana.
    A obra O Cru e o Cozido: Diálogos com a Cerâmica Contemporânea apresenta uma reflexão artística e curatorial sobre a cerâmica como linguagem expressiva que transita entre tradição e inovação, explorando suas dimensões simbólicas, materiais e sensoriais. A partir do contraste entre os estados “cru” e “cozido” da argila, a exposição propõe um diálogo entre ancestralidade, processo criativo e experimentação contemporânea, reunindo artistas que utilizam a cerâmica para abordar temas como identidade, memória, espiritualidade, natureza e transformação. Trata-se de um catálogo que documenta essa mostra, destacando obras, processos e poéticas que afirmam a cerâmica como arte viva, em constante metamorfose.
  • Item
    Migrantes no Brasil e no mundo: pesquisas e desafios em saúde e doenças infecciosas
    (Edufes, 2025-10-30) Silva, Adriana Ilha da; Maciel, Ethel Eleonor Noia; Arcêncio, Ricardo Alexandre
    Resultado de várias mãos, experiências, olhares e ideias sobre saúde, vulnerabilidade e proteção social dos migrantes internacionais e refugiados, este livro se inicia falando das migrações forçadas de venezuelanos para o Brasil e avança sobre práticas de saúde, modelos de proteção social e políticas integradoras dos migrantes no país. Seguem-se a definição e histórico da epidemiologia crítica como metodologia de pesquisa e um estudo da tuberculose entre migrantes em Roraima. Há capítulos dedicados à situação das imigrantes venezuelanas com ISTs no Brasil e aos desafios migratórios enfrentados pelos indígenas Warao, que, desde 2016, se refugiam no país. As interfaces entre migração e saúde também são abordadas em âmbito global, e dois capítulos focalizam especificamente imigrantes em Portugal. Por fim, as doenças tropicais negligenciadas na Região da Tríplice Fronteira comparecem entre as discussões como um fator que deve preocupar as autoridades em regiões de grande fluxo fronteiriço.
  • Item
    Hibridismo brincante: um estudo sobre as brincadeiras lúdico-agressivas na Educação Infantil
    (Edufes, 2025-08-20) Barbosa, Raquel Firmino Magalhães; http://lattes.cnpq.br/0450328137872217
    Compreende o hibridismo brincante por entrecruzamentos de ações e aspectos simbólicos surgidos de comportamentos distintos durante a brincadeira através da ludicidade, agressividade e nonsense, materializadas nas brincadeiras lúdico-agressivas na Educação Infantil (EI). A tese pauta-se na socialização, no protagonismo, na leitura positiva para os processos simbólicos das crianças e na possibilidade de mediação pedagógica do professor de Educação Física (EF). Questiona: qual o papel do hibridismo brincante na cultura de pares das crianças? Quais sentidos as crianças atribuem as brincadeiras lúdico-agressivas? Como o hibridismo brincante pode contribuir nas intervenções pedagógicas da EF com a EI? Objetiva compreender o hibridismo brincante através das brincadeiras lúdico-agressivas de crianças da EI e sinalizar possibilidades de intervenções e reorientações pedagógicas com a EF nesse contexto. Especificamente: investigar a articulação entre ludicidade, agressividade e nonsense nas situações brincantes; analisar sentidos e momentos que conduzem as crianças a manifestar o interesse pelas brincadeiras lúdico-agressivas; sinalizar possibilidades práticas entre o trabalho pedagógico do professor e os elementos híbridos nas brincadeiras infantis. Adota etnografia com 60 crianças, de quatro e cinco anos, 02 professoras de EF, 01 secretária, 01 pedagoga e 01 gestor de um CMEI de Vitória/ES. Utiliza entrevistas semiestruturadas com professores, entrada reativa, observação participante, fotografias, filmagens, áudios, narrativas e enunciações, captados em episódios de interação na EF e no recreio e registrados em diários de campo. A análise consiste em categorias de codificação e episódios de interação. Sinaliza para a visibilidade da produção criativa, social e transgressora das crianças nas interações na EI, possibilitando um novo olhar para esse tipo de brincadeira e um aprendizado para “não violência”.
  • Item
    Filosofia & política
    (Edufes, 2025) Bornheim, Gerd A.(Gerd Alberto), 1929-2002; Paz, Gaspar (org.); Targa, Thaynã (org.)
    Filosofia e Política é uma compilação de ensaios, entrevistas e conferências que abrange os últimos sete anos de atividade filosófica de Gerd Bornheim (1929-2001). A seleção dos vinte e um textos que compõem o volume é fruto do desdobramento de estudos e ações do grupo de pesquisa Crítica e experiência estética, da Universidade Federal do Espírito Santo. Nesse sentido, o livro dá continuidade à organização de publicações de textos esparsos do filósofo brasileiro, tais como: Temas de filosofia (Edusp, 2015) e Ensaios e conferências sobre teatro, literatura, artes plásticas, música e crítica de arte (Edufes, no prelo). Nessas obras são admiráveis os engendramentos filosóficos, estéticos e políticos que marcam o estilo e as modulações da expressão do autor. Os capítulos são dispostos a partir de quatro eixos temáticos, cada um deles alternado assimetricamente – ao sabor das colocações do autor – entre os gêneros ensaio, entrevista e conferência. Dessa maneira, os leitores perceberão a conexão e complementaridade dos assuntos, assim como as mudanças de tom na expressão do autor (seja pela tessitura oral das entrevistas e conferências ou pelo estilo poético-ensaístico dos escritos), que dão o ritmo e uma fluência peculiar e agradável à leitura. Os quatro eixos são os seguintes: 1. Filosofia e política; 2. A repercussão das ideias de Sartre e do existencialismo; 3. Questionamentos ético-políticos em torno da tecnologia, da ciência e da ecologia; 4. Problematizações sobre o corpo, a descoberta, a viagem, a alteridade e a finitude. No limiar de cada uma das seções, que não são indicadas diretamente no índice, escolhemos um texto que faz o enlace entre os assuntos, por conter em seu desenvolvimento questões ensejadas tanto na seção precedente como na posterior. Ao final do volume os leitores encontrarão uma listagem com informações sobre a procedência dos textos. São apresentadas nesse conjunto discussões importantes sobre política e filosofia em diálogos inerentes à atualidade, assim, nos é feito o convite reflexivo sobre as problemáticas existentes entre o ser e a sociedade.