EDUFES - E-Livros

URI Permanente para esta coleção

A EDUFES tem como objetivo a publicação de livros técnicos e científicos de destacada relevância, produzidos por professores, estudantes e técnicos administrativos da Ufes, que multiplicam a produção acadêmica da Universidade Federal do Espírito Santo, contribuindo para a difusão do conhecimento. A Editora da Ufes é uma unidade vinculada à Superintendência de Cultura e Comunicação da Universidade Federal do Espírito Santo. Criada em 1995, tem sua produção definida por um Conselho Editorial formado por representantes de todos os Centros de Ensino da Ufes, que se reúne periodicamente para análise dos originais recebidos.

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 254
  • Item
    Cultura soberana nacional e história da ideologia do colonialismo: Machado, Barreto, Graciliano, Julião e Ivan Angelo
    (Edufes, 2025) Luis Eustáquio Soares
    A obra de Luis Eustáquio Soares propõe uma investigação profunda sobre a ideologia do colonialismo como um elemento transversal à história e à cultura do Brasil. O autor analisa como essa ideologia evoluiu de um período colonial mercantilista para formas contemporâneas sob o domínio do imperialismo europeu e do ultraimperialismo norte-americano. Através da lente do realismo crítico e do materialismo histórico, Soares examina as obras de grandes nomes da literatura brasileira — Machado de Assis, Lima Barreto, Graciliano Ramos, Francisco Julião e Ivan Ângelo — para demonstrar como estas narrativas funcionam como instrumentos de resistência e perspectivas de soberania nacional. O livro discute como a literatura pode descortinar o estatuto colonizado e apontar caminhos para a emancipação integral da "Maioria Global" (os povos do Sul Global) frente às estruturas de opressão do sistema capitalista mundial.
  • Item
    Ciência e tecnologia de alimentos para a inovação e desenvolvimento sustentável
    (Edufes, 2025) Luciano José Quintão Teixeira; Raquel Vieira Carvalho; Consuelo Domenici Roberto
    Este livro é fruto do esforço conjunto de professores, alunos e ex-alunos do PCTA, além de colaboradores externos com significativa experiência na área. Trata-se de uma coletânea de capítulos que abordam temas atuais e inovadores relacionados à ciência e tecnolo gia de alimentos, com foco na inovação e no desenvolvimento sus tentável. Embora não esgote a complexidade dos temas tratados, a obra reúne conteúdos relevantes, apresentados de forma clara e aces sível, contribuindo para preencher uma lacuna na literatura nacional. Entre os temas abordados, destacam-se o desenvolvimento de novos produtos e o aproveitamento de resíduos agroindustriais; o uso de plantas ali mentícias não convencionais como alternativa sustentável; ingredientes naturais e extratos vegetais aplicados a matrizes alimentares; o emprego de compostos naturais como antimicrobianos e antioxidan tes em carnes e derivados; a produção de bebidas fermentadas como kefir de água e tepache; a conservação pós-colheita do cacau; o papel de compostos bioativos na extensão da vida útil das frutas; a biofor tificação como estratégia para melhorar a qualidade nutricional dos alimentos; os aspectos funcionais do café verde; estratégias sustentá veis para o controle de Listeria monocytogenes em alimentos prontos para consumo; e a economia circular aplicada à indústria cervejeira.
  • Item
    Educação física escolar: currículo, prática pedagógica, metodologias, formação docente
    (Edufes, 2025) Antonio Carlos Moraes; Luiz Alexandre Oxley da Rocha; Nelson Figueiredo de Andrade Filho
    Apresenta um conjunto de pesquisas de mestrado profissional em educação física escolar do núcleo da Ufes do PROEF. Trata-se, portanto, do volume III da obra, uma vez que o livro da primeira turma já foi publicado e o da segunda já foi produzido. Reúne textos sobre diversas intervenções que os/as docentes realizaram nas escolas com o intuito de transformar as práticas pedagógicas e a formação em Educação Física Escolar. Os estudos abrangem experiências de pesquisa que vão desde à Educação Infantil ao Ensino Médio, desenvolvidas pelos/as próprios/as docentes, com supervisão de seus/suas orientadores/as, no Estado do Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro.
  • Item
    O cru e o cozido: diálogos com a cerâmica contemporânea
    (Edufes, 2025-10-23) Frade, Isabela.; Paste, Rosana.
    A obra O Cru e o Cozido: Diálogos com a Cerâmica Contemporânea apresenta uma reflexão artística e curatorial sobre a cerâmica como linguagem expressiva que transita entre tradição e inovação, explorando suas dimensões simbólicas, materiais e sensoriais. A partir do contraste entre os estados “cru” e “cozido” da argila, a exposição propõe um diálogo entre ancestralidade, processo criativo e experimentação contemporânea, reunindo artistas que utilizam a cerâmica para abordar temas como identidade, memória, espiritualidade, natureza e transformação. Trata-se de um catálogo que documenta essa mostra, destacando obras, processos e poéticas que afirmam a cerâmica como arte viva, em constante metamorfose.
  • Item
    Migrantes no Brasil e no mundo: pesquisas e desafios em saúde e doenças infecciosas
    (Edufes, 2025-10-30) Silva, Adriana Ilha da; Maciel, Ethel Eleonor Noia; Arcêncio, Ricardo Alexandre
    Resultado de várias mãos, experiências, olhares e ideias sobre saúde, vulnerabilidade e proteção social dos migrantes internacionais e refugiados, este livro se inicia falando das migrações forçadas de venezuelanos para o Brasil e avança sobre práticas de saúde, modelos de proteção social e políticas integradoras dos migrantes no país. Seguem-se a definição e histórico da epidemiologia crítica como metodologia de pesquisa e um estudo da tuberculose entre migrantes em Roraima. Há capítulos dedicados à situação das imigrantes venezuelanas com ISTs no Brasil e aos desafios migratórios enfrentados pelos indígenas Warao, que, desde 2016, se refugiam no país. As interfaces entre migração e saúde também são abordadas em âmbito global, e dois capítulos focalizam especificamente imigrantes em Portugal. Por fim, as doenças tropicais negligenciadas na Região da Tríplice Fronteira comparecem entre as discussões como um fator que deve preocupar as autoridades em regiões de grande fluxo fronteiriço.